quarta-feira 22 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Autoridade do BC britânico defende altas de juros
segunda-feira 6 de fevereiro de 2023 às 10:20h

Autoridade do BC britânico defende altas de juros

MUNDO, NOTÍCIAS


A autoridade do banco central britânico Catherine Mann defendeu nesta segunda-feira (6) conforme a Reuters, novas altas de juros e alertou que a pausa, como alguns de seus colegas defendem, arriscaria uma confusa “dança da política monetária” se for necessário elevar os juros novamente.

Depois de elevar sua taxa de juros para 4% na semana passada, o Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra sinalizou que está perto de interromper uma série de aumentos que começaram em dezembro de 2021.

Mann, a autoridade mais agressiva no comitê, disse que o risco de uma política monetária menos rígida é muito pior que a alternativa.

“Precisamos manter o rumo e, na minha opinião, é mais provável que o próximo passo na taxa bancária seja outro aumento do que um corte ou manutenção”, disse Mann em um discurso proferido na Conferência de Palestras Lamfalussy, em Budapeste.

Ela criticou a ideia de interromper o ciclo de aumento de juros neste momento, um curso de ação que duas de suas colegas de comitê, Swathi Dhingra e Silvana Tenreyro, apoiaram na semana passada.

“Na minha opinião, uma política monetária que aperta, para, aperta e afrouxa parece longe de ser uma boa política monetária. É difícil de comunicar e transmitir através dos mercados para a economia real”, disse Mann.

Há riscos de alta para as perspectivas de inflação, disse Mann.

“Do ponto de vista da gestão de risco, a política monetária tem que se inclinar contra esses vieses de alta, já que a inflação de preços e salários ainda é muito alta”, disse ela.

Veja também

Nova lei destina recursos para o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, administrado pela Sudene

O Governo Federal formalizou mais uma medida que abre novos recursos para obras estruturantes na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!