Todos os voos nos Estados Unidos foram suspensos nesta quarta-feira (11), enquanto as companhias aéreas lidavam com uma falha no sistema da Administração Federal de Aviação (FAA, da sigla em inglês). Em comunicado oficial, a FAA informou que “ordenou que as companhias aéreas suspendessem todas as partidas domésticas até as 9h, horário do leste, para permitir que a agência validasse a integridade das informações de voo e segurança”.
A extensão total dos atrasos não foi imediatamente conhecida e alguns voos estavam decolando, mas os atrasos foram distribuídos por várias companhias aéreas. Mais de 1.100 voos dentro, dentro e fora dos Estados Unidos foram adiados na quarta-feira e mais de 90 foram cancelados, de acordo com a FlightAware, uma empresa de rastreamento de voos.
A United Airlines disse em um comunicado que atrasou temporariamente todos os voos domésticos e que divulgaria uma atualização quando soubesse mais informações da FAA. A American Airlines disse que a situação “impacta todas as companhias aéreas” e que estava “trabalhando com a FAA para minimizar a interrupção para nossa operação e clientes.”
Pete Buttigieg, secretário de transporte, disse no Twitter que havia entrado em contato com a FAA “sobre uma interrupção que afetou um sistema importante para fornecer informações de segurança aos pilotos”.
“A FAA está trabalhando para resolver esse problema com rapidez e segurança para que o tráfego aéreo possa retomar as operações normais e continuará fornecendo atualizações”, afirmou.
Nas redes sociais, possíveis passageiros nos Estados Unidos disseram que seus voos estavam atrasados, alguns relatando que seus pilotos ou representantes de companhias aéreas citaram o problema técnico da FAA. Vários aeroportos aconselharam os passageiros a verificar com suas companhias aéreas as informações mais recentes.