Ausente da reunião ministerial da última quinta-feira (15), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi alvo segundo Igor Gadelha, do Metrópoles, de reclamações por parte de colegas do governo durante o encontro.
Os ministros Carlos Fávaro (Agricultura) e Simone Tebet (Planejamento) reclamaram por não terem sido chamados para um evento sobre queimadas promovido pela pasta de Marina.
O evento deve acontecer em Mato Grosso, reduto político de Fávaro, e abordará as queimadas no Centro-Oeste. Tebet é do Mato Grosso do Sul, estado que também faz parte da região.
Na reunião, Lula reforçou pedido conforme o colunista, para que seus ministros convidem parlamentares e governadores quando cumprirem agendas nos redutos políticos deles.
Por que Marina não compareceu
Marina não foi à reunião ministerial porque estava fazendo exames médicos. Ela foi representada pelo secretário-executivo do ministério, João Paulo Copabianco.
Em nota, a assessoria do Ministério do Meio Ambiente informou que a campanha para combate aos incêndios no Pantanal está em fase de produção e a data da cerimônia de lançamento ainda não foi definida.
“A campanha de utilidade pública para combate aos incêndios no Pantanal está em fase de produção pela Secom/PR. A data da cerimônia de lançamento não foi definida até o momento. Isso ocorrerá em articulação com os dois ministérios (Agricultura e Planejamento) e os governos de MT e MS”, diz a pasta.