Auditores de infraestrutura e de controle externo do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, que compõem o Núcleo de Auditoria Operacional e de Projetos Cofinanciados com Recursos Externos – NAOP, realizaram uma vistoria técnica nas obras de recuperação e revitalização da Bacia do Rio Mané Dendê, que integra o “Projeto Novo Mané Dendê” executado pela Prefeitura de Salvador, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Essa é a quinta auditoria realizada pela equipe técnica do TCM nas obras de urbanização e infraestrutura do projeto, no subúrbio ferroviário da capital baiana.
Os auditores vistoriaram – nesta etapa – o andamento das obras de macro e microdrenagem e infraestrutura nos Vales Leste (3 e 6) e nos Vales Central (1, 2 e 3), as obras de tipologias habitacionais, do terminal de ônibus, do centro cultural e das escolas do ensino infantil e fundamental. Agora, a equipe prepara um relatório com a análise dos avanços das obras, que será encaminhado aos gestores do projeto para conhecimento.
Em 2022 foram aplicados no projeto o montante de US$21.551.869,37, que representou 18,28% do valor total estimado. Já em 2023, com o avanço das obras de infraestrutura, o projeto ultrapassou a marca de 31% de conclusão.
O Novo Mané Dendê vai contribuir para a melhoria do bem-estar econômico e da qualidade de vida da população da Bacia do Rio Mané Dendê, nas esferas econômica, social e de saúde através da melhoria sustentável das condições socioambientais e de urbanização. Orçado em US$117.929.251,00, o projeto irá beneficiar diretamente 10 mil habitantes e outros 35 mil de forma indireta nos bairros de Alto da Terezinha, Itacaranha, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela.