O auditor de controle externo do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Vítor Maciel dos Santos, começou esta semana a atuar no Comitê de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), formado por brasileiros. A equipe, que irá substituir a representação do Chile no dever de realizar a auditoria externa das finanças de todos os organismos da ONU, de seus fundos, programas e missões de paz, se reuniu pela primeira vez esta semana em Brasília.
O auditor baiano é o único representante dos tribunais de contas da região Nordeste que foi selecionado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para compor a equipe brasileira que irá atuar na ONU. Na última quarta-feira (13/03) os auditores foram recebidos pelo presidente do TCU, Bruno Dantas, e participaram de reuniões técnicas e de planejamento para a execução da missão.
Nesta quinta-feira (14/03), na abertura da sessão do Pleno do TCM, o presidente, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, fez questão de comunicar aos demais conselheiros e servidores o início dos trabalhos de Vítor Maciel no “Board of Auditors” da ONU. Ele informou que a equipe brasileira se reuniu, no Instituto Serzedello Corrêa, do TCU, com representantes da Controladoria-Geral (CGR) do Chile, que atualmente ocupa a vaga no comitê que será do Brasil, a partir de julho próximo.
A equipe chilena participa, durante toda a semana, do encontro técnico para compartilhar, com os auditores brasileiros, conhecimentos e experiência sobre os processos de trabalho e as rotinas operacionais para a condução das auditorias nos órgãos e missões de paz da ONU. Além, é claro de apresentar resultados e os pontos sensíveis, que devem merecer mais atenção e cuidados por parte dos brasileiros, no processo de fiscalização.