O risco de contaminação e meios de prevenção ao Coronavírus, foram debatidos pelo vereador Marcos Mendes (PSOL), na manhã desta segunda-feira (17), no auditório do Edifício Bahia Center, anexo da Câmara Municipal de Salvador. A audiência pública discutiu a proliferação do vírus descoberto em dezembro de 2019 na China e que já matou mais de 1.700 pessoas.
“Estamos extremamente preocupados com esse vírus. Como estamos em um período do ano em que receberemos centenas de turistas tanto do Brasil, quanto do Exterior, faz-se necessário buscar junto aos órgãos de saúde municipal e estadual medidas que efetivamente possam trazer segurança para a população”, disse o vereador Marcos Mendes.
Presente na audiência o secretário municipal de Saúde, Leo Prates, falou da importância de debater o assunto sem gerar pânico nas pessoas. “Nós continuamos trabalhando para não gerar pânico na população, principalmente, nesse período do ano. Sabemos que o Carnaval é muito importante para cidade e para população, sobretudo, na geração de emprego e renda. Temos que tomar cuidado nas divulgações para não transmitir medo”, disse o secretário. Leo Prates garantiu, ainda, “que a secretaria de Saúde fará todos os esforços para dar o máximo de conforto e segurança para povo”.
A médica infectologista, Adielma Nazarala fez algumas recomendações para os foliões e para a população em geral. “Apesar do Brasil ter apenas três casos suspeitos do vírus, sendo que desses três nenhum na Bahia, nós aconselhamos para aquelas pessoas que já estão com sintomas de gripe que evitem espirrar próximo aos outros, como também evitem lugares com grande aglomeração de pessoas”, recomendou a infectologista que falou sobre a importância do hábito de lavar sempre as mãos e fazer o uso do álcool em gel.
Participaram da audiência, além dos citados, a médica infectologista e a professora adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Diretora do Instituto Couto Maia, Ceuci Nunes, a coordenadora de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Sesab, Akemi Erdens Aoyama Chastinet, o professor da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, Charleston Ribeiro Pinto, a coordenadora de Ações Estratégicas da Sesab, Mônica de Carvalho Alvim e a representante do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (CEDAP), Miralba Freire de Carvalho Ribeiro da Silva.