Integrar Guarda Municipal à Segurança Pública do Estado. Esta é a proposta de emenda à constituição (PEC), apresentada e protocolada pelo deputado estadual, Pablo Roberto (PSDB), no último dia 24 de outubro. Essa integração tem como objetivo principal fortalecer as ações de combate à criminalidade, oferecendo recursos, armamentos e a capacidade de compartilhar informações de inteligência entre as forças de segurança estaduais e municipais.
Esse tema será debatido em Audiência Pública nesta terça ,05 de dezembro, às 9h, na Assembleia Legislativa da Bahia, com a presença de Guardas Municipais de todo o estado.
A emenda apresentada por Pablo Roberto, enquanto presidente da Comissão de Segurança Pública na Assembleia Legislativa da Bahia, foi aprovada com 21 votos no plenário, e agora segue para aprovação na Comissão de Constituição e Justiça.
A proposta é respaldada por uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a constitucionalidade da inclusão das Guardas Municipais no Sistema de Segurança Pública.