Nesta quarta-feira (13), logo mais às 9h30, a Comissão do Desporto, Paradesporto e Lazer da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), presidida pelo deputado Bobô (PCdoB), realizará uma audiência pública para discutir a viabilidade do retorno da torcida mista nos clássicos do futebol baiano.
A medida da torcida única foi adotada pela primeira vez em 2017, quando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acatou a recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) em virtude de uma confusão em um jogo realizado no dia 9 de abril entre o Bahia e o Vitória, na Arena Fonte Nova. Cerca de uma hora após a partida, torcedores entraram em confronto em um posto de gasolina próximo ao estádio.
Em fevereiro de 2018, as duas torcidas voltaram a se encontrar depois de seis clássicos de torcida única. A alegria era grande antes do ‘Ba-Vi da Paz’, mas ocorreu uma confusão generalizada em campo e o encerramento antecipado da partida. A partir daquele acontecimento, a torcida única voltou aos estádios nos clássicos.
A audiência contará com a participação de representantes do Ministério Público; da Polícia Militar; da Federação Bahiana de Futebol; de Clubes Baianos; da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda; da Superintendência dos Desportos da Bahia, além de membros da sociedade civil.