Foi realizada na Câmara de Vereadores de Candeias nesta última quarta-feira (18) uma Audiência Pública para tratar de questões relacionadas aos animais que ficam soltos na cidade e nas BAs 522 e 523 que cortam além de Candeias, as cidades de São Francisco do Conde, Madre de Deus e São Sebastião do Passé. Estes animais soltos trazem risco de acidentes causando preocupação e insegurança para quem utiliza as vias públicas.
A audiência pública tratou de um assunto que tem ultimamente causado preocupação a população, que se sente insegura diante do numero cada vez maior de animas que trafegam soltos no centro da cidade e em seu entorno, colocando em risco centenas de vidas diariamente. Esta foi à preocupação da Vereadora Rita Loira, que solicitou a audiência pública. “Hoje, com esta audiência temos espaço para discutir, além de apresentar propostas e soluções para esta situação que é tão corriqueira e coloca muitas vidas em risco. Estou muito feliz com o resultado” comemorou a vereadora.
De acordo com o Secretário de Serviços Públicos (Sesp), Carlos Ibiapina, a partir desta quarta-feira, todos ao animais que estiverem soltos circulando nas vias publicas serão recolhidos e levados para um abrigo temporário situado a em uma chácara, onde o dono vai poder fazer a retirada do animal mediante ao pagamento da taxa. O secretário também pontou que pediu aos vereadores da casa que mudasse o prazo estabelecido na Lei de 60 para 15 dias de permanência do animal sob a custodia da Prefeitura. E ao executivo que aumente o valor da multa para cobrir os custos com os tratamentos desses animais. “Vou solicitar ao executivo que aumente o valor da multa, oitenta reais não dá para cobrir os custos com os tratamentos, com vacinas, atendimento com veterinário entre outros”, disse.
Segundo o Subtenente Clóvis, da Policia Rodoviária Estadual a Secretaria de Infra Estrutura do Estado (Seinfra), é o órgão responsável pela retirada dos animais que circulam nas BAs.
A audiência contou com a participação dos Vereadores Gil Soares, Irmão Gerson, Diego Maia e Val Enfermeiro, do Tenente Assis da 10° Companhia e o Subtenente Clóvis da Policia Rodoviária Estadual, secretários municipais, representantes de vários segmentos locais e comunidade civil.