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sábado 2 de março de 2024 às 15:58h

Atuação do Serpro foi significativa para viabilizar o FGTS Digital

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A plataforma digital do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço garante mais eficiência aos trabalhadores e aos empregadores e começa a funcionar hoje, 1º de março, sendo responsável por todo o recolhimento de FGTS mensal e rescisórios. A nova tecnologia utiliza informações do eSocial como base de dados, apresenta interface 100% web e diversas opções para gerar guias.

Ao todo, 4,5 milhões de empregadores vão usar a plataforma para gerir os dados de mais de 50 milhões de trabalhadores. O FGTS Digital vai simplificar os processos de declaração, de emissão de guias e a individualização segura dos beneficiários do fundo. São dez sistemas que vão entrar em operação de forma simultânea para dar conta da emissão de 6 milhões de guias mensais e de um recolhimento anual superior a R$ 13 bilhões.

Trabalho concretizado em prol da transformação digital do país

Para o presidente do Serpro, Alexandre Amorim. construir o novo FGTS foi, ao mesmo tempo, desafiador e gratificante. “O principal banco de dados do FGTS Digital foi implantado no conceito de Nuvem de Governo do Serpro. A tecnologia colabora com o funcionamento de órgãos públicos que atuam em prol do trabalhador. A integração com o eSocial e com sistemas da Caixa, por sua vez, fortalece a transformação digital do país, que é um dos grandes objetivos do governo”, destacou Amorim.

A superintendente de Clientes Econômico Fazendários do Serpro, Cristiane Drumond, cuja equipe atuou como facilitadora das reuniões entre os ministérios, a Caixa e as diversas áreas da estatal, celebrou a sinergia na evolução do projeto do FGTS Digital. “A interação positiva e construtiva possibilitou o desenvolvimento das soluções previstas da forma e no tempo previstos. O Serpro fortalece ainda mais a sua parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e passa a alcançar mais cidadãos e empresas no país”, avaliou Cristiane. O projeto começou em 2020, contando com evoluções e diversas entregas ano a ano, até a entrada em produção de todo o conjunto de soluções da plataforma neste 1º de março.

De acordo com o gestor de Negócio em Soluções para Escrituração Fiscal, Trabalho e Fundo de Garantia do Serpro, Arnaldo Santana, um dos principais desafios enfrentados pela empresa foi criar uma solução que transformasse digitalmente a experiência do usuário, que são todos os empregadores do país, de forma que fosse algo muito mais simplificado, menos burocrático. “O empregador precisava encaminhar diferentes arquivos para cumprir a obrigação de pagar o depósito de FGTS de seus empregados e isso tomava um certo tempo, consumia recursos, dinheiro”, relatou. “Hoje, começa a funcionar uma solução que substitui o sistema antes utilizado, de forma que os empregadores consigam realizar todas as suas obrigações perante o FGTS de forma mais simplificada e menos burocrática”, complementou Arnaldo.

Desenvolvimento

A implementação e a operacionalização da solução trazem muito orgulho ao time do Serpro como destaca a superintendente de Desenvolvimento da Fazenda e Trabalho do Serpro, Edvanessa Silva. “Um grande marco na contribuição da empresa para a transformação digital do governo, bem como a simplificação e desburocratização de processos relacionados ao FGTS. É uma grande inovação e facilidade para os empregadores, assegurando que os valores devidos aos trabalhadores sejam efetivamente vinculados em suas contas de FGTS com processos automatizados e integrados com o eSocial”. Comemora.

Os times da superintendência tiveram papel essencial na condução das especificações, na construção do produto e no acompanhamento das homologações com o cliente e empresas parceiras, buscando viabilizar a melhor experiência para o usuário. “Aproveitamos o know how e os conhecimentos já consolidados no atendimento à Receita Federal do Brasil e com o apoio dos especialistas projetamos uma arquitetura robusta para garantir a sustentabilidade e resiliência da solução”, explica Edvanessa.

Dentre os desafios enfrentados pelo desenvolvimento da plataforma, a superintendente recorda alguns: o de especificar e alinhar os entendimentos sobre a natureza complexa do FGTS; buscar as melhores soluções arquiteturais de forma a entregar um produto que atendesse as expectativas do cliente e sociedade, com melhorias significativas em relação às soluções disponíveis até então; e atender as expectativas de prazos e compromissos todas as partes interessadas (Serpro, Secretaria de Inspeção do Trabalho, Caixa e Secretaria de Governo Digital), com uma estratégia de validar gradativa e progressivamente a solução pelos entes de governo e empregadores.

“A principal dificuldade foi desenvolver um conjunto de sistemas, dez ao todo, integrados entre si e com sistemas da Caixa, de forma a substituir completamente a ferramenta utilizada atualmente para recolher o FGTS. Conseguimos superar esses problemas graças ao comprometimento das equipes multidisciplinares do Serpro, com a colaboração dos Auditores Fiscais do Trabalho da Secretaria de Inspeção do Trabalho e dos funcionários da Caixa”, acrescenta Cristiane Drumond.

Infraestrutura de serviços e dados

O gestor de Integração e Gestão de Entregas do Centro de Dados do Serpro, Alexandre Improta, compartilhou que a atuação da equipe de infraestrutura foi muito próxima aos times de desenvolvimento, negócio e fornecedores, com o objetivo de disponibilizar todos os recursos necessários no conceito de nuvem de Governo Serpro. “Além disso houve uma integração forte entre times multidisciplinares da infraestrutura, arquitetura, aquisição, rede e segurança para fornecer um ambiente seguro e resiliente”, descreve.

Alexandre Improta informou que os principais desafios para o lançamento do FGTS Digital foram o gerenciamento das diversas frentes de trabalho para realizar as entregas em tempo hábil, a agilidade em disponibilizar o serviço em produção em prazo antecipado, a complexidade de configuração dos ambientes de TI, o provisionamento dos recursos de banco, diante da diversidade de tecnologias da solução e do volume previsto de utilização, armazenamento e backup, “além de outras atividades como monitoramento proativo, tratamento de ocorrências e a estruturação do atendimento do público-alvo de, aproximadamente, cinco milhões de empregadores”, acrescentou.

“Esta é mais uma entrega de grande relevância, que demonstra a capacidade de entrega e operação de serviços críticos do Serpro para a sociedade”, complementa Improta. Sobre a exigência de manter a solução atualizada e proativa, ele diz que o Serpro investiu em recursos de infraestrtura, além da alocação de um corpo técnico altamente capacitado e com experiência em sustentação de serviços estruturantes. “Com esses fatores, garantimos a sustentação da solução e o gerenciamento eficiente dos dados”, confirmou o gestor do Serpro.

Tecnologia Serpro no FGTS Digital

O Serpro, com sua larga expertise em grandes bases de dados, é responsável pelos seguintes serviços na plataforma: produção, hospedagem e sustentação de soluções de TI; desenvolvimento de software; consultoria técnica; hospedagem em nuvem com o Serpro Multicloud; e atendimento de usuários. A Caixa continuará com a gestão das contas vinculadas do trabalhador.

Para manter a solução atualizada e proativa, a estatal utilizará das tecnologias mais atuais e adequadas para tratamento desse grande volume de dados, beneficiando-se da sua experiência na condução dos grandes sistemas do governo federal.

A expectativa do governo com o novo sistema é gerar economia para as empresas, com a redução da burocracia e do tempo para alimentar as informações do FGTS, e dar mais transparência sobre os depósitos do fundo para os trabalhadores.

A nova plataforma conta com a parceria do Ministério da Fazenda, Ministério da Gestão e Inovação, Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS), Serpro e da Caixa.

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