A equipe russa, que inclui um diretor de cinema e uma atriz, saiu com sucesso do cosmódromo de Baikonur rumo à Estação Espacial Internacional para gravar o primeiro filme no espaço.
A espaçonave Soyuz MS-19 transportou a equipe de filmagem do projeto Vyzor, o diretor Klim Shipenko e a atriz Yulia Peresild, assim como o cosmonauta Anton Shkaplerov.
“O espaço é onde nos tornamos pioneiros e, apesar de tudo, mantemos uma posição bastante confiante. Para o nosso país, um voo que populariza nossas conquistas e que populariza o tema espacial em geral é muito legal”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres nesta terça-feira (5).
O filme “Desafio” fala sobre um médico, interpretado por Peresild, que precisa ir a uma estação orbital para salvar a vida de um astronauta.
A missão russa, que durará 12 dias, começou após a primeira tripulação civil a bordo da nave SpaceX, fundada pelo empresário Elon Musk. No entanto, os russos serão os primeiros a fazer um filme no espaço — no início deste ano, o ator Tom Cruise, juntamente com a Nasa e a SpaceX, anunciaram seu próprio projeto espacial.
Primeiro longa-metragem no espaço
Peresild e Shipenko, muito conhecidos na Rússia, foram selecionados depois que a agência espacial do país, Roscosmos, abriu um concurso para candidatos em novembro.
Os dois civis passaram por um treinamento rigoroso antes de sua excursão espacial. Com os substitutos, a atriz e o diretor se prepararam fazendo testes de centrifugação e de vibração, voos de treinamento em gravidade zero e treinamento de paraquedas.
A tripulação praticou fotografia, filmagem e uso de equipamentos com os quais interagirá na estação espacial.