Atos promovidos por radicais bolsonaristas deixaram rastros de destruição nas sedes dos três Poderes da Repúblic
Os ataques promovidos em Brasília neste domingo, 8, por radicais bolsonaristas deixaram rastros de destruição nas sedes dos três Poderes da República. De cadeiras arremessadas da rampa do Palácio do Planalto a uma completa destruição do Salão Nobre do Supremo Tribunal Federal (STF), imagens de antes e depois ajudam a dar a dimensão dos estragos.
Os atos de cunho golpista foram controlados pelas forças de segurança cerca de três horas e meia após o início. Cerca de 300 suspeitos foram presos em flagrante, segundo a Polícia Civil. A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu a prisão de Anderson Torres, secretário da Segurança Pública do DF e ex-ministro da Justiça de Bolsonaro. Ele nega conivência com os atos.
Em meio aos questionamentos sobre a atuação do governo Ibaneis frente aos atos golpistas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção federal na segurança do DF. Em paralalo, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou o afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB). O prazo dura 90 dias. Moraes também determinou o encerramento, em no máximo 24 horas, dos acampamentos antidemocráticos no entorno de quartéis em todo o País.
Palácio do Planalto
Antes
Depois
Antes
Depois
Congresso Nacional
Antes
Depois