terça-feira 4 de fevereiro de 2025
Policial isola área perto da Escola Risbergska, em Örebro, Suécia, após ataque a tiros em escola. Autoridades pedem que a população evite a região — Foto: Kicki Nilsson/AFP
Home / Mundo / MUNDO / Ataque a tiros em escola deixa cinco baleados na Suécia
terça-feira 4 de fevereiro de 2025 às 11:26h

Ataque a tiros em escola deixa cinco baleados na Suécia

MUNDO, NOTÍCIAS


Pelo menos cinco pessoas foram baleadas nesta terça-feira (4) em um centro de educação na cidade de Örebro, no centro da Suécia. O ataque ocorreu na escola Risbergska, voltada para adultos, dentro de um campus que abriga outras escolas, inclusive para crianças. Autoridades informaram que uma operação está “em andamento” na escola, localizada a cerca de 200 km de Estocolmo, e alertaram sobre um “grave crime de violência”.

Em entrevista coletiva, a polícia afirmou que o atirador está entre os cinco atingidos. Mais cedo, a emissora sueca TV4 Nyheterna e a agência de notícias local TT informaram, sem citar fontes, que o autor tirou a própria vida após o ataque. A informação ainda não foi confirmada pelas autoridades. O estado de saúde dos feridos também não foi divulgado. Nenhum policial foi baleado durante o atentado.

Autoridades locais informaram que cinco pessoas foram internadas em hospitais da região após o ataque e precisaram passar por cirurgias. Uma delas está em estado grave. Mais cedo, fontes ouvidas pelo jornal sueco Aftonbladet afirmaram que os hospitais da região esvaziaram os setores de emergência e de terapia intensiva para receber os feridos.

Segundo publicado pela rede americana CNN, a escola Risbergska oferece cursos equivalentes ao ensino fundamental e médio, além de programas para estudantes com 20 anos ou mais, incluindo aulas para imigrantes e treinamentos profissionais.

Tentativa de homicídio

O público foi orientado a evitar a área e permanecer dentro de casa, conforme o comunicado das autoridades de segurança locais. Estudantes continuam abrigados em prédios próximos, enquanto partes do centro educacional foram evacuadas. O jornal sueco Aftonbladet relatou que um professor enviou uma mensagem a um conhecido dizendo:

“Estão atirando com armas automáticas na escola. Nos abrigamos em uma sala”. Na sequência, o professor escreveu: “Amo você”.

Outras testemunhas disseram que precisaram se trancar dentro do prédio, publicou o Aftonbladet. Alunos de escolas vizinhas também foram orientados a permanecer dentro dos prédios enquanto a polícia, ambulâncias e bombeiros atuavam no local. Por volta das 13h20 (09h20 em Brasília), a polícia pediu que a população evitasse a área.

“O caso é atualmente visto como tentativa de homicídio, incêndio criminoso e porte ilegal de arma. O perigo ainda não acabou”, diz a nota da polícia. “O público deve continuar afastado.”

Hospitais mobilizados

A polícia foi acionada às 12h23 (08h23 no horário de Brasília) para responder a um “crime violento” na unidade de ensino. No local, os agentes encontraram cartuchos de munição espalhados. Ambulâncias foram mobilizadas, e um helicóptero de atendimento médico de emergência também foi enviado para auxiliar no resgate.

Um helicóptero policial sobrevoa a Escola Risbergska, em Örebro, Suécia, após ataque a tiros ter deixado pelo menos cinco feridos — Foto: Kicki Nilsson / TT News Agency / AFP
Um helicóptero policial sobrevoa a Escola Risbergska, em Örebro, Suécia, após ataque a tiros ter deixado pelo menos cinco feridos — Foto: Kicki Nilsson / TT News Agency / AFP

O ministro da Justiça, Gunnar Strömmer, classificou a situação como “muito grave” e afirmou que o governo está em contato direto com a polícia para acompanhar os desdobramentos. E a líder do Partido Social-Democrata, Magdalena Andersson, pediu nas redes sociais que a população siga as instruções das autoridades.

Embora ataques desse tipo sejam raros na Suécia, nos últimos anos houve incidentes graves em unidades de ensino. Em 2022, um estudante de 18 anos matou a facadas duas professoras em uma escola de ensino médio na cidade de Malmö, no sul do país. Dois meses antes, um jovem de 16 anos foi preso após ferir um aluno e um professor com uma faca em uma escola na pequena cidade de Kristianstad.

Veja também

China amplia controle de exportação de minerais após imposição de tarifas pelos EUA

A China anunciou nesta terça-feira (4) restrições à exportação de cinco metais utilizados nos setores …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!