O Banco Central frustrou novamente a expectativa de que poderia dar um sinal mais claro sobre o início do corte de juros. Na Ata divulgada neste terça-feira, o BC usou a palavra paciência, duas vezes, cautela, três vezes, e parcimônia, outras duas, para descrever o cenário para a política de juros.
O BC também disse que as expectativas de inflação caíram, mas seguem desancoradas. Em parte “em função do questionamento sobre uma possível alteração das metas de inflação futuras”.
O Banco Central divulgou a Ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) para detalhar a manutenção da taxa básica de juros da em 13,75%, na semana passada. A Selic está neste patamar desde agosto de 2022.
O comunicado divulgado na semana anterior causou críticas da ala econômica e política do governo Lula. Na Fazenda, era esperada uma sinalização mais clara sobre eventual início do ciclo de queda nos juros, considerando indicadores favoráveis como melhoras nas expectativas de inflação, redução do nível de preços ao consumidor, bem como valorização do câmbio.