Um asteroide recém-descoberto de 70 metros de diâmetro passará a uma distância de 173 mil quilômetros da Terra no próximo sábado (25), por volta das 16h50. A trajetória é cerca de metade da distância entre o planeta e a Lua — corpos celestes 384.400 km distantes um do outro. Trata-se da maior aproximação do asteroide 2023 DZ2 com a Terra.
O corpo celeste foi descoberto em fevereiro deste ano, por astrônomos do observatório de La Palma, nas Ilhas Canárias, na Espanha. Segundo informações do site Earth Sky, o asteroide orbita o sol a cada 3,17 anos.
A distância relativamente curta do asteroide permitirá que astrônomos e entusiastas da astronomia observem a rocha espacial. A recomendação é que as pessoas utilizem telescópios a partir de seis polegadas para uma visualização mais detalhada.
O corpo celeste está viajando a uma velocidade de aproximadamente 28 mil km por hora. Embora pareça ser uma velocidade elevada, o asteroide é considerado lento se comparado a outras rochas que os pesquisadores monitoram.
Análises preliminares apontam uma chance de 1 em 430 de que o asteroide atinja a Terra em março de 2026. No entanto, como a descoberta do asteroide é recente, o monitoramento do corpo celeste também é inicial.