sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Associated Press e New York Times ganham Pulitzers por cobertura da guerra na Ucrânia
segunda-feira 8 de maio de 2023 às 18:57h

Associated Press e New York Times ganham Pulitzers por cobertura da guerra na Ucrânia

MUNDO, NOTÍCIAS


A Associated Press ganhou dois prêmios Pulitzer nesta segunda-feira, incluindo o cobiçado prêmio de serviço público, por sua cobertura da guerra na Ucrânia, enquanto o New York Times ganhou o prêmio de reportagem internacional por suas reportagens sobre a invasão russa.

A repórter do Washington Post Caroline Kitchener ganhou o prêmio de reportagem nacional pela cobertura do aborto nos Estados Unidos depois que a Suprema Corte dos EUA anulou no ano passado a histórica decisão Roe v. Wade de 1973 que havia legalizado o procedimento em todo o país. Eli Saslow, agora no Times, ganhou o prêmio de reportagem especial pelo Post.

A Reuters foi finalista em duas categorias. Em reportagens internacionais, o conselho do Pulitzer citou a Reuters por sua série investigativa de quatro partes que expôs graves abusos dos direitos humanos contra mulheres e crianças pelos militares nigerianos em sua guerra contra insurgentes islâmicos. Na categoria de reportagem nacional, a Reuters foi selecionada como finalista por uma série de reportagens que revelou o uso generalizado do trabalho infantil por fornecedores de autopeças e matadouros de aves no Estado norte-americano do Alabama.

A premiação anual do Pulitzer, que foi concedido pela primeira vez em 1917, é a honraria mais célebre do jornalismo norte-americano. Os prêmios levam o nome do editor de jornal Joseph Pulitzer, que morreu em 1911 e deixou dinheiro para criar a premiação e estabelecer uma escola de jornalismo na Universidade de Columbia.

O prêmio de serviço público, considerado o de maior prestígio, homenageou os jornalistas da Associated Press Mstyslaw Chernov, Evgeniy Maloletka, Vasilisa Stepanenko e Lori Hinnant, que permaneceram na cidade ucraniana de Mariupol no ano passado enquanto a região era atacada por tropas russas, documentando a morte de civis.

Um site de notícias do Alabama, o AL.com, ganhou dois Pulitzers, um para reportagens locais e outro para comentário.

Além do prêmio de reportagem internacional, o New York Times também levou o prêmio de reportagens e comentários ilustrados. O Times já ganhou 137 Pulitzers desde o início da premiação.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!