No Japão, a Associação Médica de Tóquio recomenda a administração de ivermectina para evitar agravos em casos de covid-19, de acordo com o site Nikkei.
Em uma entrevista coletiva em 9 de fevereiro, o presidente da Associação Médica de Tóquio, Haruo Ozaki, recomendou o uso emergencial de medicamentos, principalmente para prevenir o agravamento dos cuidadores domiciliares, a fim de responder à disseminação da nova infecção por coronavírus. Ele ressaltou que drogas antiparasitárias como a “ivermectina” devem ser administradas a pessoas infectadas com o coronavírus, dizendo que elas têm, no exterior, se mostrado eficazes na prevenção do agravamento.
Além da ivermectina, Ozaki pediu ao governo japonês que aprove o uso do esteroide anti-inflamatório dexametasona. Ele disse: “[Ambos] têm poucos efeitos colaterais. Gostaria que o governo considerasse a garantia de que o tratamento pode ser feito por um médico de família”.
Tanto a ivermectina quanto a dexametasona são prescritas no Japão. No entanto, ainda não foram aprovadas para o tratamento da covid-19.