quinta-feira 21 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / Assessor de deputado lança candidatura à presidência do PT
sábado 27 de julho de 2019 às 11:27h

Assessor de deputado lança candidatura à presidência do PT

POLÍTICA


A corrente interna Avante, do PT, oficializou neste sábado (27) o lançamento da candidatura de Ademario Costa para disputa pela presidência do diretório do partido em Salvador. Cientista social, Ademário atualmente é chefe de gabinete do deputado federal Jorge Solla (PT-BA). A informação foi divulgada pelo assessor e publicada pelo Bnews.

Dos postulantes ao comando municipal da sigla, Costa é segundo publicação, o primeiro a lançar oficialmente a candidatura. Nos bastidores, outros dois nomes são cotados para disputar o cargo. Um é o do atual presidente, Gilmar Santiago, do grupo Democracia Socialista (DS), e o outro é do ex-vereador da cidade Arnando Lessa, da tendência Construindo um Novo Brasil (CNB). A CNB é considerada a corrente mais forte da sigla na Bahia.

A candidatura de Costa, que vinha sendo construída politicamente há meses, foi protocolada com o nome de ‘Movimento Fortalecer o PT’ e lidera uma frente de grupos internos petistas em defesa da candidatura própria da legenda na eleição para prefeito de Salvador em 2020.

Além do apoio de Solla e do deputado estadual Marcelino Galo, que também lidera a corrente, Ademario já recebeu o apoio formal do vereador Suíca, além de militantes de outras seis correntes internas.

“Estou colocando a minha construção política e a minha vida à disposição da democratização e do fortalecimento do partido. Não serei líder de tendência interna, porque o PT deve estar a serviço de todas as correntes; não serei candidato a vereador, pois quero cuidar da campanha de todos os candidatos; nem serei coordenador de mandato, porque o PT não pode ser a extensão de um mandato”, assegurou.

Defensor de que a sigla tenha candidatura própria à prefeitura de Salvador, Costa afirmou que o PT precisa mobilizar a população soteropolitana.”Temos que criar as condições necessárias para que essa estratégia seja ratificada no Encontro Municipal do partido, no ano que vem. Para isso, temos que unificar o maior número de grupos políticos, mandatos e movimentos sociais no entorno do partido, e fazer um profundo processo de redemocratização interna e de ampliação da base social de massa do PT”, discursou o candidato.

Para ele, o partido precisa derrotar o prefeito ACM Neto, assim como “fizemos com o avô”, o ex-governador baiano Antônio Carlos Magalhães com a vitória de Jaques Wagner para o governo estadual em 2006. “Precisamos fazer o que fizemos com o avô e derrotá-lo na luta social e de massa. Somente um partido que tenha a capacidade de recolocar o povo na rua por meio de temas centrais para a nossa cidade poderá romper com a especulação imobiliária que lucra com imóveis vazios e interdita o debate da reforma urbana. Só a mobilização social poderá derrotar o carlismo”, sintetiza Ademário.

Perfil

Ex-coordenador dos mandatos de deputado estadual de Marcelino Galo e Yulo Oiticica, Ademário Costa foi vice-presidente do PT da Bahia, secretário de Finanças do partido no Estado e integrou a direção nacional da sigla.

Oriundo do movimento estudantil, compôs a direção do Grêmio da Escola Técnica (atual Ifba), a direção do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde se formou em Ciências Sociais, e ocupou os cargos de diretor de Combate ao Racismo e de vice-presidente na União Nacional dos Estudantes (UNE).

Também trabalhou no mandato de então vereador de Salvador Rui Costa, hoje governador da Bahia, e coordenou a juventude do mandato do então deputado federal Jaques Wagner.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!