A Polícia Federal e a FORCE-COGER-SSP/ BA cumpriram, na tarde desta última quarta-feira (6), mandado de prisão preventiva na cidade de Feira de Santana contra um homem que estava foragido desde 7/12/2023, data em que foi deflagrada a Operação El Patron. Segundo o portal g1, o homem não identificado é assessor do deputado estadual Binho Galinha (PRD).
As investigações apontaram que ele era o operador financeiro da organização, suspeita de lavagem de dinheiro do jogo do bicho, agiotagem e receptação qualificada, cometidos na região de Feira de Santana.
A PF informou ainda que ele teria agido para encobrir atividades criminosas do grupo. A PF passou a investigar o homem, por causa da forte relação com o deputado Binho Galinha. Ele já ocupava um cargo de confiança no gabinete do parlamentar.
Em dezembro do ano passado, a Polícia Federal prendeu seis pessoas preventivamente, enquanto também cumpriu 35 mandados de busca e apreensão, também em Feira de Santana, por suspeita de formarem um uma milícia responsável por lavagem de dinheiro.
O deputado é suspeito de chefiar o grupo. Como tem foro privilegiado, ele não teve a prisão decretada. O político se candidatou pelo partido Patriota em 2022 e eleito com 49.834 mil votos.