É com grande honra que nos reunimos aqui, na Assembleia Legislativa da Bahia, para celebrar uma instituição que desempenha um papel fundamental na luta contra a fome e na promoção da dignidade do povo”. Foi com esta mensagem que a deputada Maria del Carmen (PT) iniciou, na tarde desta quinta-feira (26), o ato em homenagem aos “30 anos da Ação da Cidadania no Brasil e 20 anos na Bahia”. As informações são do portal, ALBA.
Participaram da reunião, que também marcou o lançamento da campanha Natal Sem Fome, autoridades públicas, artistas, representantes da Igreja Católica e dos Povos de Matriz Africana, além de organizações que, há três décadas, lutam contra a fome, a miséria e pela vida.
Presidente da Frente Parlamentar de Combate à Fome da ALBA, Maria del Carmen lembrou que o “Ação da Cidadania”, movimento criado, em 1993, pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, continua realizando um trabalho notável, arrecadando alimentos, roupas e outros itens essenciais para distribuição às pessoas em situação de vulnerabilidade. “Neste momento histórico, quando o Governo Federal e o Governo da Bahia estão unindo forças por meio de políticas públicas para combater a fome, é mais do que apropriada esta homenagem ao movimento social e eu me sinto especialmente comovida em liderar, aqui na Casa do Povo, esta iniciativa, que busca construir um Brasil onde a fome não tenha mais espaço”, afirmou a petista.
Depois da exibição de um vídeo, apresentando as ações da organização não governamental ao longo desse tempo, Raimundo Bandeira, coordenador do Comitê do Ação Cidadania na Bahia, agradeceu o apoio de inúmeros parceiros “que sempre estiveram de portas abertas para acolher as ações de solidariedade, transformação e inclusão, pilares do movimento social”. Sobre a campanha Natal Sem Fome, Bandeira informou que, a partir de 4 de novembro, serão instalados postos de arrecadação de alimentos em diversos pontos de Salvador.
Para maiores informações sobre as doações – que podem ser feitas através do pix, cuja chave é o e-mail acaosalvador@hotmail.com – o público pode contatar o Whatsapp (71) 98800-9560 ou acessar o instagram @acaosalvador.
Fabya Reis, secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), saudou a grande integração de pessoas que se mobilizam para o combate à fome, uma tragédia planetária que – segundo informou – atinge mais de 800 milhões de pessoas no mundo, 30 milhões de brasileiros e 1,8 milhão de baianos. “Penso que o Programa Bahia Sem Fome tem como inspiração fundamental todo este movimento solidário em busca da cidadania. Eu trago aqui o abraço e o reconhecimento do governador Jerônimo Rodrigues, que está empenhado nessa luta, determinando essa pauta aos secretários, no sentido de levar dignidade à população baiana”, destacou a gestora.
A deputada Fátima Nunes, líder da Bancada do PT na Casa Legislativa, expressou seu apoio à agricultura familiar, destacando que o setor, segundo dados do IBGE, é responsável por cerca de 70 % dos alimentos consumidos no país. Ela comunicou que, na próxima segunda-feira (30), os parlamentares devem apreciar e votar, em plenário, o PL do Executivo estadual que institui o Programa Bahia Sem Fome e cria a rede de equipamentos integrados para o combate à fome. Além das personalidades citadas, compuseram a mesa do ato político o superintendente de Assuntos Parlamentares, ex-deputado Marcelino Gallo; Dom Abade Emanoel, arquiabade do Mosteiro de São Bento e presidente da Congregação Beneditina do Brasil; o artista plástico Menelaw Sete; o cantor e compositor Gerônimo Santana; e Mãe Neu, da Irmandade da Boa Morte, companheira do babalorixá Pai Pote, presidente da Associação Bembé do Mercado de Santo Amaro.