O ator paulista José de Abreu vai receber a Comenda 2 de Julho, em Salvador, na quinta-feira (3). A honraria vai ser concedida em uma Sessão Especial de Outorga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
De acordo com a AL-BA, a comenda é uma das mais importantes. A proposta de entregá-la ao ator foi feita pelo ex-deputado Marcelino Galo e requerida pela deputada Fátima Nunes, líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Casa Legislativa.
Ainda conforme foi informado pela Casa Legislativa, o ator receberá a honraria por causa do seu destaque na teledramaturgia e pelo seu envolvimento em causas políticas.
José de Abreu nasceu em Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo. Durante a juventude, ele se dividia entre a faculdade de Direito em São Paulo e o curso de dramaturgia.
Sua carreira nos palcos foi interrompida por causa da militância política, quando foi preso no congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). O artista foi obrigado a se exilar na Europa em 1968 e só retornou ao Brasil em 1974.