A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) sedia, entre esta quarta (17) e quinta-feira (18), o I Fórum Comércio e Indústria Lixo Zero. O encontro ocorre no Auditório Jornalista Jorge Calmon e reúne especialistas, ativistas ambientais, empresários e representantes da sociedade civil. A ação é uma iniciativa do Instituto Lixo Zero e parceiros e tem o objetivo de discutir estratégias para reduzir a geração de resíduos, promovendo o reuso de materiais e destacando como essas práticas benéficas não só impactam positivamente o meio ambiente, mas também o seu local de trabalho.
O fórum também se mostrou um palco para apresentação de práticas inovadoras e sustentáveis nas cidades, no comércio e na área industrial. Além disso, o evento terá debates, palestras, workshops e outras atividades interativas com o intuito de inspirar e mobilizar empresas e indústrias a adotarem medidas que contribuam para um futuro mais limpo e ambientalmente consciente.
A abertura do evento teve a participação da deputada Ludmilla Fiscina (PV), que destacou a importância do encontro baiano de boas práticas para conscientização da sociedade e incentivo de ações de sustentabilidade que visem a redução do desperdício e contribuição para a preservação do meio ambiente. “É importante que as pessoas compreendam que o lixo é capaz de promover transformações. Temos que ter esse cuidado com o meio ambiente, e esse debate do lixo zero é importantíssimo para que as pessoas compreendam a relevância desse tema”, enfatizou a parlamentar, que destacou a participação da Cooperativa de Catadores e Recicladores de Alagoinhas (Coral) no fórum.
Além da legisladora, o período da manhã teve a participação de Leonice Brasil, representante da Rainha da Sucata, além de embaixadora auditora e consultora Lixo Zero; Juranildes Araújo, representando o Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari, Candeias, Mata de São João, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Dias d’Avila, Lauro de Freitas e Simões Filho (Sicomércio); Rodrigo Sabatine, presidente do Instituto Lixo Zero; Vânia Almeida, superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema); Luíza Denardin, diretora de projetos do Instituto Lixo Zero; Augusto Correia Lima, diretor executivo da Band Norte e Nordeste; Iaraci Dias, diretora de Políticas de Biodiversidade e Florestas da Sema; e Juliana Paes, especialista em planejamento urbano.
A tarde foi dedicada à entrega de certificados a cooperativas e entidades reconhecidas pelas boas práticas no campo da sustentabilidade. Ao longo desta quinta-feira (18), está prevista a realização de palestras, workshops interativos e atividades culturais.