Durante o período do recesso parlamentar, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) se preparou para a retomada das atividades legislativas com uma série de melhorias estruturais e estéticas, visando oferecer um ambiente mais adequado e representativo para o funcionalismo e visitantes, pois transitam diariamente pelo Legislativo cerca de três mil pessoas.
Para a cerimônia de reabertura dos trabalhos nesta quinta-feira (1º), que contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e demais autoridades, a AL-BA promoveu a limpeza sistemática dos pisos e a pintura e manutenção das paredes dos corredores mais próximos do Plenário Orlando Spínola, onde a solenidade acontecerá. Foram pintadas faixas delimitando melhor vagas nos estacionamentos e os meio-fio caiados oferecendo maior visibilidade à noite.
Outra mudança notável foi a revitalização do jardim externo da Casa Legislativa, com a irrigação e adubação, além da recuperação das partes danificadas do quintal durante as ações de modernização da iluminação pública nos arredores da sede do Poder Legislativo, que culminou na substituição de alguns postes antigos. “Foi dada a manutenção em várias áreas, afinal o parlamento precisa receber bem aos seus visitantes nessa solenidade tão tradicional”, afirmou o diretor administrativo da ALBA, Júlio Eloy.
Ainda na área externa da sede do Parlamento estadual, 250 mudas de ixoras foram plantadas nas proximidades do heliponto, iniciativa que reafirma o compromisso da Assembleia Legislativa da Bahia com a sustentabilidade e preservação ambiental, e cria um entorno mais arborizado e integrado à natureza.
Fim do recesso
O recesso parlamentar de início de ano chegou ao fim, marcando também o encerramento do regime de turnão que esteve em vigor durante o mês de janeiro na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Com a publicação do ato correspondente no Diário Oficial desta quarta-feira, a normalidade volta aos corredores da instituição, afetando o funcionamento dos restaurantes, horários de expediente e os serviços de transporte destinados aos servidores.
Durante o período de turnão, medidas temporárias foram implementadas para lidar com a demanda reduzida de atividades parlamentares e administrativas. Contudo, a partir de agora, as operações voltam ao seu curso habitual, restabelecendo os horários convencionais de funcionamento dos restaurantes, bem como os horários de chegada e saída dos ônibus que atendem ao funcionalismo da AL-BA.
O ato publicado no Diário Oficial também ressalta que a decisão de encerrar o regime de turnão busca otimizar a eficiência operacional da Assembleia Legislativa, retomando a plena capacidade de suas atividades. Estima-se que as medidas adotadas durante o período transitório tenham gerado uma economia orçamentária significativa, próximo a R$1 milhão, contemplando despesas com alimentação, energia elétrica, água, transporte e outros aspectos administrativos.
Intervenções realizadas no período do recesso
Revisão e melhorias de todo o sistema de áudio do plenário e salas das comissões
Revisão de toda a rede elétrica da Casa, principalmente plenário e salas das comissões
Revisão do forro mineral do teto do prédio sede
Revisão de todo o sistema de iluminação deste Poder
Manutenção nos 03 (três) grupos geradores deste Poder
Limpeza interna e externa de todas as áreas desta Casa
Limpeza e arrumação dos jardins, inclusive com plantio de Ixora
Manutenção preventiva de todo o sistema de refrigeração da Casa,
principalmente Plenário e salas das comissões
Tratamento do piso dos corredores do prédio sede, garagem escadas
Instalação de placas de sinalização no prédio sede
Pintura interna no prédio sede
Ampliação e revisão de todos os pontos do sistema de irrigação dos jardins desta Casa.