sábado 28 de dezembro de 2024
Foto: Carlos Amilton/Agência AL-BA
Home / NOTÍCIAS / Assembleia Legislativa da Bahia realiza primeira sessão após reabertura dos trabalhos
terça-feira 6 de fevereiro de 2024 às 07:34h

Assembleia Legislativa da Bahia realiza primeira sessão após reabertura dos trabalhos

NOTÍCIAS, POLÍTICA


A primeira sessão ordinária do ano da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Nesta segunda-feira (5), presidida pelo vice-presidente da Casa, deputado estadual Zé Raimundo Fontes (PT), foi marcada por manifestações de alegria pelo retorno dos trabalhos legislativos e discursos, entre outros temas, sobre segurança, investimentos no carnaval, infraestrutura urbana, energia renovável, além de repercussão de acontecimentos recentes. Durante o pequeno expediente, os deputados também fizeram uso da questão de ordem: o líder da oposição, Alan Sanches (UB), chamou a atenção sobre a reinstalação das comissões da Casa; já Dr. Diego Castro (PL) e Hilton Coelho (Psol), em debate, divergiram sobre questões relacionadas à conjuntura da política brasileira.

Leandro de Jesus (PL) registrou felicidade pelo retorno dos trabalhos na ALBA, agradeceu a Deus e destacou que, entre os princípios que regem seu mandato, está o da cristandade. O liberal criticou o governador Jerônimo Rodrigues por, segundo ele, ter deixado de aplicar R$ 270 milhões, disponíveis no caixa do governo, no combate à fome em 2023.

Dr. Diego Castro (PL) desejou um ano de muito protagonismo para o Parlamento baiano. O liberal lamentou dados nacionais que colocam a Bahia como líder em homicídio doloso, mortes por ação policial e lesão corporal seguida de morte. Ele criticou a proibição de pistolas d’água no carnaval, e a fala do presidente Lula sobre uma jovem negra em evento da Volkswagen.

Olívia Santana (PC do B) contraditou o colega do PL sobre a proibição das pistolas d’água no carnaval – projeto de sua autoria regulamentado pelo governador Jerônimo Rodrigues – explicando que se trata de iniciativa para reduzir a violência contra as mulheres e pessoas LGBT, que são humilhadas ao deixar, com os jatos de água, transparecer seios e genitálias na festa.

Fabíola Mansur (PSB) se associou à fala da comunista, citando que a lei já funcionou nos circuitos pré-carnavalescos, destacou investimentos do Estado no Carnaval Ouro Negro e nos bairros, além das obras de micro e macrodrenagem anunciadas para a Cidade Baixa. Ela lamentou episódios recentes de racismo, no Fuzuê, em Salvador, e antissemitismo, em Arraial d’Ajuda, Porto Seguro.

Maria del Carmen (PT) parabenizou o governador Jerônimo Rodrigues pela assinatura da primeira ordem de serviço do novo PAC na Bahia, no Largo de Roma, na capital baiana. Segundo a deputada, as intervenções vão transformar a Península de Itapagipe com obras de micro e macrodrenagem nas Bacias da Baixa do Bonfim, Boa Viagem e Massaranduba.

Hilton Coelho (Psol) ressaltou a resistência e o legado dos 50 anos do Ilê Aiyê, anotando que estará presente na saída do bloco. O psolista registrou indignação com o assassinato da indígena Pataxó Hã-hã-hãe, conhecida como Nega, no dia 21 de janeiro, em uma ação que reuniu fazendeiros em Potiraguá. Ele também cobrou do prefeito da capital a garantia do piso nacional do magistério.

Zó (PC do B) fez um apelo às diretorias do Banco do Nordeste e da Coelba para desembaraçar o projeto de implementação de energia fotovoltaica do Distrito Irrigado de Maniçoba (DIM), localizado em Juazeiro, no Vale do São Francisco. Segundo o parlamentar, os entraves burocráticos ameaçam perder um investimento de R$ 25 milhões.

Veja também

Nasa diz que sonda que fez maior aproximação do Sol na história está ‘segura’

Após se tornar o objeto enviado por humanos a chegar mais perto do Sol na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!