sábado 28 de setembro de 2024
No evento, prestigiado pelo deputado José de Arimateia (Republicanos), o secretário-geral das comissões, Jorge Araújo disse que trabalho contribui para fortalecer a transparência Foto: Neuza Costa Menezes/Agência ALBA
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terça-feira 11 de junho de 2024 às 15:42h

Assembleia Legislativa da Bahia lança anuários de 2023 de três setores da Casa

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A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) lançou, em evento realizado na segunda-feira (10), os anuários de 2023 de três setores da Casa – a Secretaria-Geral das Comissões, o Departamento de Pesquisa e a Coordenação do Memorial. Os dois últimos setores produziram o anuário em conjunto. O lançamento das publicações contou com a presença de dezenas de servidores do Legislativo e do deputado José de Arimateia (Republicanos), que prestigiou o evento.

Os anuários têm como objetivos aumentar a transparência das atividades parlamentares e preservar a memória institucional do Legislativo baiano. “Nossa finalidade, ao construir este anuário, é dar publicidade e transparência ao que é desenvolvido aqui na Assembleia. Sabemos que, além desses setores ligados à Superintendência Parlamentar, outros setores também produzem os seus próprios anuários, como a taquigrafia”, explicou o secretário-geral das comissões da ALBA, Jorge Luiz Moreira de Araújo.

Segundo ele, a ideia é que mais setores da ALBA se inspirem nos departamentos que têm seus anuários para produzirem seus documentos que, como o próprio nome revela, fazem os balanços dos trabalhos do ano anterior. “Os anuários refletem o trabalho que cada um desses setores realizou em 2023. A ideia é também estimular que outros setores da Casa façam o mesmo. Quem sabe, se continuarmos crescendo e mais setores passarem a participar desse processo, a gente consiga ter um anuário abrangente da ALBA como um todo”, avaliou Jorge Araújo.

A gerente do Departamento de Pesquisa da ALBA, Arlete Neiva, destacou o trabalho dos servidores que participaram da elaboração dos anuários e citou em especial os revisores Patrícia Vidal e Jucimar Santos, que editaram os documentos. Ela ressaltou, como ponto alto do anuário do Departamento de Pesquisa, o balanço das homenagens ao bicentenário do 2 de Julho.

“Gostaríamos de destacar um marco histórico do ano passado: as homenagens ao bicentenário do 2 de Julho. O Departamento de Pesquisa teve um papel fundamental, produzindo o livro ‘Escritos sobre o 2 de Julho: Memória e Política’, dos autores Daniel Duarte, Pierre Malbouisson, Cláudio Oliveira e a revisora Renata Vidal, que são servidores da ALBA, e a reedição do livro ‘Ensaio Histórico Sobre a Independência”, do ex-deputado Xavier Marques’, em parceria com a Ascom (Assessoria de Comunicação)”, afirmou ela.

Presente no lançamento, o coordenador do Memorial do Legislativo, Cláudio Oliveira, também destacou a importância dos livros lançados e pontuou que há mais projetos em andamento. “Estamos trabalhando para aumentar a visibilidade institucional da Assembleia através do lançamento de novos trabalhos. Esperamos lançar mais material inédito e relevante ainda este ano”, afirmou.

Já o deputado José de Arimateia ressaltou o trabalho dos servidores da Assembleia. “Sem vocês, nós, deputados, não teríamos esses registros documentados. Este trabalho é muito importante, tanto para o presente quanto para o futuro”, afirmou. Arimateia lembrou que a presença dos deputados na Assembleia pode durar quatro, cinco ou até mais mandatos, mas grande parte dos servidores permanece na Casa durante muito tempo. “Os deputados passam, mas o trabalho de vocês continua”.

Responsável por editar o anuário da Secretaria-Geral das Comissões, o jornalista Jucimar Santos também destacou em sua fala a capacidade dos servidores legislativos. “A Assembleia Legislativa conta com um quadro funcional qualificado. Quando a Casa demanda, o servidor responde”, afirmou ele, ressalvando: “Muitas vezes a equipe nem percebe qualificações e aptidões que o servidor possui. O gestor muitas vezes também não sabe. Por isso, seria necessário mais sensibilidade para perceber essas capacitações, porque muitas coisas poderiam ser produzidas na Casa através desse reconhecimento”, acredita ele.

Os anuários digitais ficarão disponíveis no site da Assembleia e os físicos serão distribuídos pelos gabinetes e setores da Casa. O anuário da Secretaria-Geral das Comissões traz um balanço das atividades das dez comissões permanentes da Casa e da Comissão Especial de Desporto, Paradesporto e Lazer. Além disso, a publicação explica o funcionamento geral dos colegiados, além da composição de cada um deles. Lista ainda os projetos de utilidade pública que foram aprovados no ano passado.

Já o anuário do Departamento de Pesquisa e Coordenação do Memorial lista os deputados que tiveram seus perfis biografias renovados em 2023, assim como as personalidades que receberam a Comenda 2 de Julho ou o Título Baiano que tiveram os seus perfis feitos pelos servidores dos departamentos. Traz também uma matéria especial sobre os livros publicados pela Casa em decorrência do bicentenário do 2 de Julho.

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