terça-feira 21 de janeiro de 2025
Proponente da sessão especial, o deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil) elogiou a trajetória da homenageada - Foto: Carlos Amilton/Agência AL-BA
Home / COMENDA 2 DE JULHO / Assembleia Legislativa da Bahia entrega Comenda à empresária com presença de Bruno Reis, Geraldo Jr., Cacá Leão e mais
domingo 22 de setembro de 2024 às 11:32h

Assembleia Legislativa da Bahia entrega Comenda à empresária com presença de Bruno Reis, Geraldo Jr., Cacá Leão e mais

COMENDA 2 DE JULHO, NOTÍCIAS


A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) concedeu, na última sexta-feira (20), a Comenda 2 de Julho à advogada, empresária, vice-presidente de Sustentabilidade da Associação Comercial da Bahia (ACB) e presidente da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez. A sessão especial, aberta pelo presidente da AL-BA, deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), contou com a participação do prefeito Bruno Reis (União Brasil), do vice-governador Geraldo Jr. (MDB), do secretário de Governo de Salvador, Cacá Leão, além de outras autoridades, parlamentares, dirigentes de entidades comerciais, lideranças políticas, ex-prefeitos, empresários, profissionais de imprensa e amigos da homenageada.

Ao som do Hino do Senhor do Bonfim, Isabela Suarez ingressou no Plenário Orlando Spínola conduzida pelos deputados Sandro Régis (União Brasil), Penalva (PDT), Niltinho (PP) e Matheus Ferreira (MDB), sendo recebida com aplausos pelo público que lotou completamente o espaço costumeiramente destinado aos legisladores. Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o proponente da sessão, deputado Manuel Rocha (União Brasil)), fez um rápido discurso, destacando que a mais alta honraria, entregue pela Casa Legislativa, representava o reconhecimento da luta da advogada e empresária na requalificação urbano ambiental da Baía de Todos os Santos.

“Muito mais do que um lindo cartão-postal, a Baía de Todos-os-Santos é uma fonte de geração de emprego e renda, não só para os empresários do setor turístico, mas também para as comunidades locais, que sobrevivem da pesca artesanal e das atividades nos restaurantes. Seu belo trabalho, Isabela, à frente da Fundação Baía Viva, tem se destacado, fugindo dos limites de Salvador e do Estado, a exemplo da Bandeira Azul, que deu visibilidade internacional à Baía de Todos-os-Santos”, afirmou.

Preservação

Na breve saudação, o deputado Manuel Rocha disse estar convencido de que a Fundação Baía Viva funciona hoje “como a grande guardiã da Baía por sua consciência ambiental”. Ele relatou que ouviu recentemente uma entrevista de Isabela Suarez, chamando a atenção sobre o que ela disse: “a preservação ambiental não é só conversa bonita, precisa de efetividade”. Falando diretamente para o renomado empresário Carlos Suarez, pai da nova comendadora, o presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural garantiu que a família tem um papel muito forte na formação pessoal de Isabela, mas que a homenageada já tem luz própria, conquistada com muito trabalho.

“Agora Isabela é conhecida como a filha de Seu Suarez, mas em breve, já que está acontecendo uma transição, o senhor será conhecido como o pai de Isabela Suarez. A partir desta medalha, Isabela, que você tenha mais motivação, que você tenha a certeza de que a sociedade está lhe ouvindo e aprendendo. Vou terminar com um ditado popular: a palavra convence e o exemplo arrasta todos os formadores de opinião a se somarem na luta diária em defesa da conscientização ambiental”, manifestou o proponente.

Foi com os versos de Dorival Caymmi, na composição exaltando São Salvador, que a empresária Isabela Suarez, ao lado do irmão Gabriel, recebeu a Comenda 2 de Julho. No seu longo pronunciamento, Isabela Suarez expressou emoção por viver, com sua família, este momento especial, citando diversos parentes que integram sua história como ser humano, agradeceu ao deputado Manuel Rocha pela iniciativa e ao presidente Adolfo Menezes pela distinção, destacou o empenho dos colaboradores da fundação, criada em 1999, e reconheceu o apoio das comunidades de Ilha dos Frades e Bom Jesus dos Passos, bem como a colaboração contínua do Governo da Bahia, da Prefeitura de Salvador e da imprensa nas ações de desenvolvimento da Baía de Todos-os-Santos.

Benfeitorias

A vice-presidente de Sustentabilidade da ACB considera que a Baía de Todos-os-Santos “é o útero do Brasil, desenho e espelho da Bahia”, explicando que dessas águas e dessa geografia emergem o princípio da construção do país, através das bases da fundação da Cidade do Salvador. Sobre a fundação que preside desde 2012, salientou que benfeitorias decisivas para a qualidade de vida, como saneamento básico, educação e oportunidades de trabalho transformaram o cenário da região. “É a comprovação de que a infraestrutura e urbanismo podem, sim, como mecanismo de reversão de pobreza, serem aliados da preservação ambiental”, afirmou.

Isabela Suarez assegurou que, a partir de agora, vai carregar no peito esta medalha, com muita honra e orgulho, mas dedicou a homenagem a todas as mulheres, especialmente àquelas nascidas e criadas em solo baiano. “Na condição de mulher em posição de comando, ao ser condecorada com esta honraria, reconheço que todas nós, mulheres, ganhamos juntas. Independentemente de raça ou religião, estamos unidas nesta terra por um grande feminino banhado com dendê. Somos mulheres abençoadas por Deus nesta Bahia (com h), de todos os santos”, finalizou a nova comendadora, que foi aplaudida entusiasticamente pela plateia.

No encerramento da cerimônia, o chefe do Legislativo baiano, deputado Adolfo Menezes, agradeceu a presença de todos, ressaltando que a Casa do Povo, através de seus parlamentares, “se sentia feliz pela justa homenagem a Isabela Suarez, uma das mais respeitadas empresárias por suas ações inspiradoras na causa do meio ambiente”. Marcaram presença na composição da mesa dos trabalhos o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB); o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil); a vice-prefeita da capital, Ana Paula Matos (PDT); o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Muniz (PSDB); o desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Ney de Barros Bello Filho; o presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), desembargador Júlio Cezar Lemos Travessa; o deputado Rosemberg Pinto (PT); a procuradora de Justiça, Marilene Pereira Mota; o deputado federal José Rocha (UB); o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), conselheiro Marcus Presídio; o ex-comandante geral da PM-BA, coronel Alfredo Braga de Castro; o presidente da ACB, Paulo Cavalcanti; o desembargador Roberto Frank; e Rodrigo Amaral.

Veja também

Congresso possui 55 vetos para analisar no retorno das atividades legislativas

Após retomar os trabalhos em fevereiro o Congresso Nacional vai precisar se debruçar sobre 55 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!