sexta-feira 21 de fevereiro de 2025
Prestigiaram a solenidade o deputado Adolfo Menezes; o governador Jerônimo Rodrigues; o vice Geraldo Júnior; o titular da SSP, Marcelo Werner e comandante da PM, coronel Paulo Coutinho Foto: Carlos Amilton/Agência AL-BA
Home / NOTÍCIAS / Assembleia Legislativa da Bahia e Polícia Militar lançam livro “200 Anos em Fotos e Fatos”
terça-feira 18 de fevereiro de 2025 às 10:17h

Assembleia Legislativa da Bahia e Polícia Militar lançam livro “200 Anos em Fotos e Fatos”

NOTÍCIAS


O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) participou, nesta última segunda-feira (17), no comando da Polícia Militar da Bahia, no Quartel dos Aflitos, da solenidade comemorativa do transcurso do 200 anos de criação do antigo Corpo de Polícia da Bahia através de decreto imperial de dom Pedro I – agora a Polícia Militar da Bahia. O ato contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do vice-governador Geraldo Júnior(MDB), do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, do comandante da corporação, coronel Paulo Coutinho, dos deputados Niltinho (PP), Robinson Almeida (PT), Matheus Ferreira (MDB) e Fabrício Falcão (PCdoB).

Inserido na longa programação comemorativa, na ocasião também ocorreu o lançamento do livro “200 Anos em Fotos e Fatos”, publicado em regime de coedição entre a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e a Polícia Militar, bem como a aposição de platinas aos 409 subtenentes, além de ser lançado um alusivo ao transcurso do 17 de fevereiro de 1825 pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos que foi obliterado pelas principais autoridades presentes. O último ato da solenidade foi a entrega de medalhas comemorativas do bicentenário da corporação.

A solenidade começou pontualmente às 9h, com as autoridades assistindo do mirante existente no Largo dos Aflitos uma exibição do Grupamento Aéreo da Polícia Militar que envolveu dois helicópteros e um avião de pequeno porte. No pátio do quartel, houve a cerimônia de aposição dos distintivos de subtenentes na tropa, que desfilou em homenagem ao chefe do Executivo ao som da banda Maestro Wanderley. É a primeira vez na história que uma cerimônia desse tipo homenageia os praças recém-promovidos com a presença de um governador de estado.

O último ato foi realizado no Salão Nobre Tiradentes, reunindo, além das autoridades, o colegiado de coronéis da PM da Bahia, contando com a representante dos Correios na Bahia, Evelyn Negrão de Santana, que falou brevemente sobre o selo e chamou as autoridades para a obliteração. O item seguinte foi a entrega da medalha comemorativa dos 200 anos, que já fora entregue a outras autoridades no último dia 3, data da eleição para a presidência da Mesa Diretora da AL-BA, o que impediu as presenças dos parlamentares condecorados.

Agraciado com a medalha recém-lançada, o deputado Adolfo Menezes louvou o trabalho desenvolvido pela PM da Bahia ao longo das décadas, “são homens e mulheres que nunca faltaram à Bahia ou aos baianos, como o fizeram seus antecessores, mantendo nesses dois séculos as características de pilar de estabilidade, ordem e progresso”. Para ele, a rica história da PM baiana precisa ser preservada e é nesse sentido que o Legislativo estadual a homenageia com a publicação do livro que ora lançamos.

“Lançar o livro ‘200 Anos da PM em Fatos & Fotos’, através do selo AL-BA Cultural, e receber mais esta homenagem da Polícia Militar, na passagem dos 200 anos dela, mais do que me envaidece, é um reconhecimento ao trabalho que a Casa sempre fez pela briosa PM da Bahia, seja através da aprovação de projetos relativos à Segurança Pública, seja através de forte parceria institucional”, declarou o deputado Adolfo Menezes.

Além de Adolfo, foram também distinguidos com a Medalha 200 Anos da PM-BA os deputados Niltinho (PP), Robinson Almeida (PT), Matheus Ferreira (MDB) e Fabrício Falcão (PCdoB). Também foi agraciado com a Medalha o jornalista Paulo Roberto Bina, chefe da Assessoria de Comunicação da AL-BA.

Veja também

STF decide que guardas municipais podem fazer policiamento urbano

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira, 20, que os municípios brasileiros têm competência para instituir …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!