Os servidores públicos, estagiários e visitantes que chegaram na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta última segunda-feira (5), para mais uma semana de trabalho na Casa Legislativa, se depararam logo cedo com um estande itinerante, contendo itens promocionais produzidos pelo Hospital Martagão Gesteira. A ação, desenvolvida no saguão da entrada principal do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, é uma parceria da unidade de saúde com o Instituto Assembleia de Carinho, presidido atualmente por dona Danda Leal, que substitui a titular, a presidente dona Denise Menezes, licenciada para disputar cargo eletivo no pleito de outubro.
Esposa do ex-presidente da ALBA, deputado Nelson Leal (PP), dona Danda Leal, que realiza rotineiramente ações de cunho social, expressou sua “satisfação com a manifestação formal do parlamento de apoio integral à nobre causa de ajudar no tratamento de crianças que necessitam de transplante de medula óssea – que a coleta de doações e os programas como a venda de tíquetes explicita”.
Garrafas térmicas, cadernos, canetas, estojos, kit viagem e bolsas ecológicas estão sendo comercializados no espaço, além de camisas da edição de mais uma campanha McDia Feliz, que acontecerá no dia 24 de agosto. Coordenado nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald, a iniciativa é uma grande mobilização em favor de crianças e adolescentes que sofrem de câncer no Brasil.
Rynchel Almeida, supervisor de Captação de Recursos do HMG, explicou que esta “corrente do bem” é uma data especial, quando toda a renda obtida com a venda de sanduíches Big Mac nos restaurantes da rede em Salvador e Região Metropolitana será destinada ao hospital.
“É muito importante esta parceria com o Assembleia de Carinho, levando a marca do Martagão Gesteira para divulgação em outros lugares. Temos a luta de antecipar e comercializar 18.700 tíquetes no McDia Feliz. Os recursos arrecadados vão possibilitar o transplante em seis crianças e o tratamento de 21 crianças com leucemia”, informou o supervisor comercial. Ele avisou ainda que as próximas ações deverão ser realizadas na Universidade Católica do Salvador e na Neoenergia Coelba. Na terça-feira da semana que vem (13), uma nova ação de solidariedade será repetida nas dependências da Casa do Povo.
Fundado em 17 de março de 1965, o Martagão Gesteira, entidade mantida pela Liga Álvaro Bahia contra a Mortalidade Infantil, tem sua sede no bairro do Tororó, na capital baiana. Realiza por ano cerca de 500 mil atendimentos nas 27 especialidades médicas que oferece à população.
O déficit mensal da instituição filantrópica, referência no atendimento pediátrico, é de 1 milhão de reais. O supervisor Rynchel Almeida diz que as doações de roupas, alimentos, materiais de higiene e utensílios de tecnologia são fundamentais para reduzir os altos custos do hospital. Mais informações sobre como colaborar podem ser encontradas no site martagaogesteira.org.br, pelo instagram @martagaogesteira, no Whatsapp (71) 9-8146-2315 e na Central de Relacionamento (71) 3032-3773.