A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), em sessão especial conduzida pelo presidente Adolfo Menezes (PSD), concedeu o Título de Cidadã Baiana à ex-deputada federal, ex-ministra e presidente do Instituto Terra Firme, Flávia Carolina Peres Lima. O Plenário Orlando Spínola e a Galeria Paulo Jackson ficaram lotados de autoridades, parlamentares, empresários, parentes e amigos que vieram, na manhã desta segunda-feira (27), prestigiar a homenagem, uma proposição do deputado estadual Vitor Azevedo (PL).
Após a composição da mesa, a ex-ministra ingressou no plenário ao som da percussão da Banda Didá, sendo bastante aplaudida pelo público. Na saudação inicial, o deputado Sandro Régis (UB) salientou que a ex-deputada federal, como presidente do ITF, e agora como cidadã baiana, “vai cuidar da Bahia e dos baianos com um olhar ainda mais especial”. Em seguida, o proponente da sessão fez seu pronunciamento, destacando ser este dia “um momento de celebração, de reconhecimento a uma mulher que transcende fronteiras geográficas, dedicando sua vida à transformação social, à promoção da justiça e ao bem-estar dos que mais necessitam”.
Nascida em Taguatinga, no Distrito Federal, Flávia Carolina Peres Lima é a atual presidente do Instituto Terra Firme, lançado há 20 dias em Salvador, com o objetivo de combater a fome e as desigualdades sociais. O parlamentar revelou ainda que o instituto também abraça causas voltadas para a educação, empreendedorismo, esporte, arte, cultura, enfrentamento à violência contra a mulher e preservação da biodiversidade. Ele lembrou a trajetória política da homenageada, que foi eleita deputada federal em 2018, assumindo, de forma histórica, a presidência da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional, em 2021. Neste mesmo ano, foi nomeada ministra-chefe da Secretaria de Governo do Brasil, cargo que desempenhou – segundo o legislador – com distinção e responsabilidade.
Coletividade
Em seu discurso, Vitor Azevedo enfatizou que a ex-ministra Flávia Peres sempre teve um olhar diferenciado para a Bahia . “Entrego este título a uma mulher que se destaca não apenas por suas conquistas individuais, mas, acima de tudo, por sua dedicação à coletividade. É com orgulho que acolhemos Flávia como cidadã baiana. Que esta honraria simbolize não apenas um reconhecimento formal, mas também a expressão de nossa gratidão por ter Flávia Peres entre nós, contribuindo para a construção de um futuro mais promissor e solidário”, pontuou o autor da honraria.
Depois da exibição de um vídeo, com depoimentos de familiares e amigos da ex-ministra, o empresário Augusto Lima, marido da homenageada, fez um breve pronunciamento, exaltando a pessoa simples, de fé, humilde, que acorda já pensando em fazer o bem. “Foi assim na sua vida política, é assim na sua vida pessoal e também no Instituto Terra Firme. É um momento de muita alegria para mim receber você na minha terra. O título é seu, mas o presente é nosso. Sorte, luz, que Senhor do Bonfim ilumine seu caminho. E saiba que seu amor estará sempre ao seu lado, lhe aplaudindo”, externou o apaixonado empresário.
O chefe do Poder Legislativo, deputado Adolfo Menezes, pediu à ex-ministra Flávia que ela seja determinada, ajudando a Bahia e os baianos no combate à fome e insegurança alimentar, ressaltando que “naquele momento, no dia de hoje, cerca de dois milhões de baianos não tinham o que comer”. O presidente da ALBA lembrou que, na última quinta-feira, foi inaugurada a sala da Procuradoria da Mulher, “porque uma sociedade civilizada não pode permitir mais as desigualdades de poder entre homens e mulheres, o machismo e a misoginia”.
Adolfo Menezes tem a certeza de que a mais nova cidadã baiana contará com as forças desta terra no espírito libertário de Castro Alves; com a fé de Irmã Dulce e Mãe Menininha do Gantois; com a inspiração de Jorge Amado, Caymmi, Carybé, João Gilberto, Gil, Caetano, Bethânia e tantas outras figuras ilustres. “Viva Flávia Peres, nossa mais nova baiana, que se soma às Quitérias, Joanas e Marias Felipas, nossas mulheres de fibra e de fé, que contribuíram imensamente para a Independência do nosso Brasil. Deus lhe guie, Flávia. Laroyê, Exu, axé!”, saudou o deputado ao usar uma expressão em iorubá, muito difundida entre os povos de matriz africana, que significa “Olhar Por Mim”.
Povo maravilhoso
Foi com muita emoção que a ex-ministra Flávia Peres recebeu o título das mãos da filha, Maria Luisa, do empresário Augusto Lima, do deputado Vitor Azevedo e do presidente Adolfo Menezes. Direto da tribuna, a mais nova cidadã baiana frisou que agora faz parte de um povo maravilhoso, trabalhador, cheio de fé, esperança e energia. “Sinto-me não apenas uma cidadã baiana, mas alguém enraizado no coração deste estado, pronta para cultivar as sementes de união e colaboração, ainda mais forte agora com o Instituto Terra Firme. Obrigada por me acolherem, por me darem não apenas um título, mas uma nova casa para chamar de lar”, agradeceu.
Flávia anunciou a parceria com o Pacto contra a Fome, um movimento suprapartidário e multisetorial que visa combater a fome e reduzir o desperdício de alimentos no país. Comunicou ainda que, em janeiro de 2024, as organizações terão uma agenda comum na Bahia, com o anúncio de um edital que vai impulsionar iniciativas sociais, em uma cooperação pautada pela articulação, inteligência estratégica e reconhecimento de boas práticas.” Contem comigo, com a minha energia, minha fé e toda a minha capacidade para fazer da Bahia um lugar cada vez melhor, mais justo e fraterno de se viver. Contem conosco!”, finalizou a ex-ministra Flávia Peres.
Além das personalidades já citadas na reportagem, compuseram a mesa o vice-governador Geraldo Júnior; o secretário estadual de Comunicação Social, André Curvello; a procuradora-geral de Justiça, Norma Cavalcanti; a deputada federal Roberta Roma (PL); o deputado federal Otto Alencar Filho (PSD); o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), desembargador Roberto Frank; o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Pedro Marques; o secretário de Governo da Prefeitura de Salvador, ex- deputado federal Cacá Leão; o ex-ministro da Cidadania e presidente do PL na Bahia, João Roma; o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo; e a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fabya Reis. A sessão especial também contou com a participação dos deputados estaduais Tiago Correia (PSDB), Matheus Ferreira (MDB) e Pedro Tavares (UB), além do deputado Antonio Brito (PSD).