Foram instaladas as 10 comissões permanentes da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) na terça-feira (12), durante a sessão conjunta realizada nas Salas das Comissões do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães.
Ainda foram empossados os presidentes e os vices de cada um dos colegiados, que têm oito membros titulares e quatro suplentes.
A partir desta quarta-feira (13), já acontecem as reuniões de três comissões: Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, Defesa do Consumidor e Relações do Trabalho e Direitos da Mulher. Na próxima semana, todas as comissões já estarão funcionando normalmente, sempre às terças e quartas-feiras, no período matutino.
Zé Raimundo (PT) vai presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e terá como vice-presidente o deputado Paulo Câmara (PSDB).
Para a Comissão dos Direitos da Mulher, foram eleitas as deputadas Olívia Santana (PCdoB), presidente, e Mirela Macedo (PSD), vice-presidente.
A deputada Neusa Cadore (PT) e o deputado Capitão Alden (PSL) foram eleitos para presidência e vice-presidência, respectivamente, da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública.
Os titulares da Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho elegeram como presidente e vice-presidente, respectivamente, os deputados Tiago Correia (PSDB) e Pastor Isidório Filho (Avante).
Na Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, o deputado Pastor José de Arimateia (PRB) foi eleito presidente, tendo Marcelino Galo (PT) como vice.
Já a presidência da Comissão de Agricultura e Política Rural ficou nas mãos da deputada Jusmari Oliveira (PSD), sendo o vice da chapa Sandro Régis (DEM).
Para a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, foram eleitos Pedro Tavares (DEM), presidente, e Niltinho (PP), vice. A primeira reunião foi marcada pelo democrata para a próxima terça-feira, às 9h30.
A socialista Fabíola Mansur foi reeleita para presidir a Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público, tendo como vice o democrata Luciano Simões Filho.
O deputado Robinho (PP) foi escolhido como presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle. O desafio do grupo é fiscalizar as ações do Executivo no que tange a previsão e a utilização do erário.
Os deputados Alan Castro (PSD) e Alan Sanches (DEM) comandam a Comissão de Saúde e Saneamento como presidente e vice-presidente, respectivamente.