terça-feira 11 de fevereiro de 2025
Home / NOTÍCIAS / Assembleia da Bahia: PSD previu afastamento de presidente e pressionou PT pelo cargo de vice; entenda
terça-feira 11 de fevereiro de 2025 às 12:16h

Assembleia da Bahia: PSD previu afastamento de presidente e pressionou PT pelo cargo de vice; entenda

NOTÍCIAS, POLÍTICA


A decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em afastar o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes (PSD), era esperada pelos articuladores do político nos bastidores. Por ter assumido terceiro biênio consecutivo na semana passada, com o aval de 61 dos 63 deputados estaduais, aliados de Menezes se prepararam para uma intervenção judicial e houve, até mesmo, disputa pela sucessão.

Durante a costura da chapa da mesa diretora, o PSD pressionou o PT para se manter na posição de liderança, mesmo que houvesse afastamento do deputado. Por este motivo, Rosemberg Pinto (PT) desistiu de concorrer à vice-presidência, em um movimento coordenado pelo senador Angelo Coronel (PSD).

Insatisfeito com os petistas por conta da chapa de 2026, Angelo Coronel demonstrou força ao impedir que o partido do governador Jerônimo Rodrigues (PT) angariasse mais uma posição de destaque no estado. Inicialmente, Coronel queria colocar seu filho na linha de sucessão, mas o nome de consenso no partido foi o de Ivana Bastos, que se tornou a primeira mulher a assumir o cargo.

Caso o PT insistisse em pleitear a vice, um movimento foi costurado nos bastidores para que se votasse uma mudança no regimento interno. Neste caso, em um afastamento, novas eleições seriam convocadas no prazo de 24 horas.

A insatisfação do senador ocorre por um movimento de costura do PT para lançar uma chapa puro-sangue no ano que vem, composta pelo senador Jaques Wagner e pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. A avaliação é que, com a costura, Coronel teria conseguido reverter o diagnóstico inicial, de que não teria vaga na chapa.

Adolfo Menezes foi afastado por Gilmar Mendes por um entendimento da Corte que impede mais de uma recondução. A decisão atende o acionamento do deputado Hilton Coelho (PSOL). A análise, contudo, é preliminar. Menezes ficará afastado, ao menos, até o final da análise da reclamação. A tendência, contudo, é de que seja mantida.

Levantamento do jornal O Globo, aponta que outros 20 presidentes de assembleias foram reconduzidos no biênio de 2025-2026. Em outras seis, há questionamentos judiciais sobre as eleições.

Veja também

Padilha diz que governo quer aprovação de PEC sobre débitos dos municípios neste semestre

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o governo quer a aprovação da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!