O Conselho Administrativo da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) marcou conforme ao jornal Tribuna, para o próximo dia 21 uma assembleia para a escolha dos novos diretores da estatal. Na ocasião, deverá ser confirmado o nome do vereador de Salvador Henrique Carballal (PDT) para o cargo de presidente.
O atual presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm, indicado pela deputada federal Lídice da Mata (PSB), deve assumir o comando da Companhia das Docas da Bahia (Codeba), conforme publicamos nesta semana.
No último dia 5 de maio, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) editou um decreto que possibilita o vereador a assumir o posto. Com isso, foi anulada a restrição do inciso IV do artigo 7º, parágrafo 2º, do Decreto nº 18.470/18, que impedia a nomeação de membros do Poder Legislativo, como vereadores e deputados, para cargos de liderança em empresas estatais. A medida estava em conformidade com a Lei das Estatais na Bahia.
Em março deste ano, a imprensa já tinha adiantando que o vereador poderia assumir o órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) que terá orçamento de R$ 69 milhões.
Nova fabrica
A CBPM lançou edital para empresas interessadas na exploração de calcário no município de Jacobina. Além da produção da matéria-prima, a empresa deverá implantar uma unidade industrial na região para a transformação do calcário em produtos com maior valor agregado, como por exemplo o cimento.
Para o presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm, essa provavelmente deverá ser mais uma licitação de sucesso da CBPM e será de grande importância para o desenvolvimento socioeconômico do estado. “Além da produção do minério, a empresa também deverá implantar uma indústria na região e isso deverá potencializar a geração de empregos. Precisamos trabalhar para que as empresas invistam na transformação da matéria-prima em produtos com maior valor agregado, fortalecendo assim a nossa indústria e gerando mais desenvolvimento”, destaca Tramm.
Essa é a terceira licitação que será realizada pela CBPM em 2023. A empresa já concluiu uma licitação de minério de ferro no município de Sento Sé e aguarda relatório de conclusão da licitação de cobre, zinco e metais associados, nos municípios de Uauá e Canudos.