A Bíblia é um livro fascinante, mas que também tem sua cota de histórias de terror. Algumas passagens da Bíblia são perturbadoras por uma variedade de razões, incluindo ser bem explicativa quando se trata segundo a Star Insider, quando detalha um evento horrível. É claro que algumas dessas histórias podem ser interpretadas de diferentes formas, inclusive metáforas. Ainda assim, partes da Bíblia podem ser realmente chocantes para algumas pessoas.
Curioso para saber quais são as partes mais perturbadoras da Bíblia? Leia abaixo:
A decapitação de João Batista
O rei Herodes atendeu aos desejos sádicos de sua enteada, Salomé, que durante uma festa lhe pediu a cabeça de João Batista.
A história horrível é detalhada em Mateus 14:8-11: “E ela, instruída previamente por sua mãe, disse: ‘Dá-me aqui, numa bandeja, a cabeça de João o Batista.’ E o rei afligiu-se, mas, por causa do juramento, e dos que estavam à mesa com ele, ordenou que se lhe desse. E mandou degolar João no cárcere. E a sua cabeça foi trazida numa bandeja, e dada à jovem, e ela a levou a sua mãe.”
O julgamento de Salomão
O rei Salomão não dividiu uma criança em dois, mas ele achou que esse era o melhor curso de ação para descobrir quem era a verdadeira mãe de uma criança. Felizmente não houve derramamento de sangue, mas ainda é uma história bastante assustadora.
O julgamento é contado em 1 Reis 3:16-28. “E o rei disse: Traga-me uma espada. E eles trouxeram uma espada diante do rei. E o rei disse: ‘Divida a criança viva em dois, e dê metade para uma e metade para a outra.'”
Zumbis
A visão de Ezequiel, como descrita em Ezequiel 37:7-8, é realmente assustadora, semelhante a um filme de terror zumbi. Ele basicamente vê um vale cheio de ossos secos e então todos eles se juntam e começam a formar esqueletos. A parte especialmente perturbadora é que eles são como zumbis: eles permanecem mortos.
“Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.”
Mães canibais
2 Reis 6:28-29 conta a história de duas mulheres famintas que concordam em comer seus próprios filhos. Embora depois de comer o primeiro filho, a mãe da segunda criança tenha escondido seu filho na tentativa de salvá-lo.
Essa é a passagem: “Disse-lhe mais o rei: ‘Que tens?’ E disse ela: ‘Esta m u l h e r me disse: Dá cá o teu filho, para que hoje o comamos, e amanhã comeremos o meu filho. Cozemos, pois, o meu filho, e o comemos; mas dizendo-lhe eu ao outro dia: Dá cá o teu filho, para que o comamos; escondeu o seu filho.'”
Feridas de Jó
Deus faz um acordo estranho com Satanás para testar a fé de Jó. Jó não só perde tudo, como fica aflito com furúnculos por todo o corpo.
Os detalhes podem ser encontrados em Jó 2:7-8: “Então saiu Satanás da presença do Senhor, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza.”
Assassinato de criança
Os Salmos têm muitos versos edificantes, mas Salmos 137:9 não poderia ser mais sombrio. Esta é uma resposta aos babilônios, que escravizaram o povo de Jerusalém, mas mesmo assim ainda é perturbador.
Lá diz: “Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras.”
Apedrejamento
Jogar pedras é um ato mencionado em várias partes da Bíblia. Coisas como ser um filho rebelde (Deuteronômio 21:18-21) ou não ser virgem ao se casar (Deuteronômio 22:13-21) seriam razões válidas para a punição.
Ursos atacando crianças
2 Reis 2:23-24 conta a história de como Deus enviou ursos para atacar um grupo de crianças que zombavam do profeta Eliseu. Embora haja interpretações que dizem que as “crianças” poderiam ter sido um grupo de jovens.
A passagem é assim: “Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: ‘Sobe, calvo; sobe, calvo!’ E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do Senhor; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.”
Abraão sacrifica seu filho Isaque
A história de Deus pedindo a Abraão para sacrificar seu filho como um teste de fé é uma das mais populares na Bíblia e bastante perturbadora. Embora no final, um anjo o impeça. Gênesis 22:9-10 diz: “E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho; Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: ‘Abraão, Abraão!’ E ele disse: ‘Eis-me aqui.’ Então disse: ‘Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.'”
Jefté sacrifica sua filha
Jefté jura a Deus que se ele ganhar uma batalha, ele sacrificará qualquer coisa que sair pela porta quando chegar em casa. E quem fez isso foi sua filha. “Depois dos dois meses, ela voltou para seu pai, e ele fez com ela como ele havia jurado. E ela era virgem. Daí vem a tradição israelita.” (Juízes 11:39).
Noé
A história de Noé não só menciona genocídio, mas também implica i n c e s t o. Afinal, Deus diz a Noé em Gênesis 9:7: “Mas vós frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela.” Mas só a família de Noé estava viva…
Morte de J u d a s Iscariotes
J u d a s Iscariotes traiu Jesus, mas ele também sofreu uma morte não tão pacífica, como descrito nos Atos 1:18: “Com o pagamento que recebeu por sua maldade, J u d a s comprou um campo; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.”
A morte do Rei Herodes
O Rei Herodes também teve uma morte bastante horrível, como descrito nos Atos 12:23: “E no mesmo instante feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus e, comido de bichos, expirou.”
Sodoma e Gomorra
Gênesis 19:4-26 detalha o que aconteceu com as cidades originais do pecado: “Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra.”
Ló e sua família conseguiram escapar da devastação, exceto pela esposa de Ló, que desobedeceu as instruções de Deus para nunca olhar para trás. Ela fez isso, e como resultado se transformou em uma estátua de sal.
Ló
Depois que a esposa de Ló foi transformada em uma estátua de sal, foi encontrada uma maneira de manter a linhagem de Ló viva. As filhas embebedaram o pai e no final as duas engravidaram, como descrito em Gênesis 19:30-38.
“Vem, demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai”, lê-se em Gênesis 19:32.
A queda de Samaria
Gomer é infiel ao marido, Oseias, e o adultério é usado como uma alegoria para o povo de Samaria não adorar o único Deus. Eles se reconciliam no final, mas a ameaça de Deus é assustadora.
Oseias 13:16 diz: “Samaria virá a ser deserta, porque se rebelou contra o seu Deus; cairão à espada, seus filhos serão despedaçados, e as suas grávidas serão fendidas pelo meio.”
Circuncisão
A esposa de Moisés, Zípora, circuncida o próprio filho enquanto Moisés viaja para o Egito para avisá-los das pragas que se aproximam.
A imagem detalhada é encontrada em Êxodo 4:24-25: “E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou, e o quis matar. Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o p r e p ú c i o de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: ‘Certamente me és um esposo sanguinário.'”
Escravidão
Êxodo 21 não só detalha os Dez Mandamentos, mas também fala sobre “mestres” e “servos” e chega até mesmo a dar instruções sobre a punição de escravos. Por exemplo: “Se alguém ferir a seu servo, ou a sua serva, com p a u, e morrer debaixo da sua mão, certamente será castigado; Porém se sobreviver por um ou dois dias, não será castigado, porque é dinheiro seu.” (Êxodo 21:20-21)
Mulheres
Há inúmeras passagens sobre mulheres que podem ser consideradas perturbadoras. Mulheres são consideradas seres “impuros” por terem um período ou um bebê, por exemplo (Levítico 12). Deuteronômio 22:28-29 diz: “Quando um homem achar uma moça virgem, que não for desposada, e pegar nela, e violá-la, e forem apanhados, Então o homem que se deitou com ela dará ao pai da moça cinquenta siclos de prata; e porquanto a humilhou, lhe será por m u l h e r; não a poderá despedir em todos os seus dias.”
Levita e a concubina
Uma m u l h e r, a quem Levita chamou de sua “concubina”, foi assassinada uma noite, mas a parte mais horrível vem em seguida. Em Juízes 19:29, o acontecimento é detalhado: “Chegando, pois, à sua casa, tomou um cutelo, e pegou na sua concubina, e a despedaçou com os seus ossos em doze partes; e enviou-as por todas as áreas de Israel.”
Deus ameaçou sacerdotes
Deus ameaçou sacerdotes que se tornaram preguiçosos em louvá-lo. Malaquias 2:3 detalha: “Eis que reprovarei a vossa semente, e espalharei esterco sobre os vossos rostos, o esterco das vossas festas solenes; e para junto deste sereis levados.”
Divisão
As pessoas falavam a mesma língua na época da Torre de Babel, mas Deus decidiu punir a humanidade por seu orgulho e separou as pessoas através da linguagem.
Divisão
Gênesis 11:7-9 diz: “Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.”
Fontes: (Ranker) (Grunge)