Três novas pesquisas do Datafolha serão divulgadas na quinta-feira (30), conforme o jornalista Lauro Jardim. Pela primeira vez em 2022, o instituto vai medir de acordo com a publicação no O Globo, o pulso da corrida eleitoral nos três mais importantes estados do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
As entrevistas serão realizadas em dois dias, entre a quarta-feira e a própria quinta-feira, para as pesquisas de Rio (1218 questionários) e Minas (1204 questionários); e em três dias, de terça a quinta-feira, no caso de São Paulo (1806 questionários).
Os questionários das três pesquisas têm semelhança entre si.
Iniciam com perguntas sobre a eleição presidencial (em quem o entrevistado pretende votar e em quem ele não votará de jeito nenhum) e, em seguida, os pesquisadores questionarão sobre as preferências para os governos dos estados.
Logo depois, a pergunta tem o objetivo de medir o grau de transferência de votos de Lula e Bolsonaro: o apoio de um dos dois a um candidato ao governo influirá na decisão do eleitor?
No caso, de São Paulo, foram acrescentados também os nomes de Geraldo Alckmin e o do prefeito Ricardo Nunes nesta pergunta. E, no Rio, o do prefeito Eduardo Paes.
As três pesquisas têm ainda várias perguntas relativas à segurança pública, incluindo o grau de confiança no trabalho da polícia e se o eleitor é a favor de que os policiais militares usem câmeras em seus uniformes para filmar suas ações.
Também em relação aos três estados, o Datafolha vai avaliar a aprovação dos governadores Rodrigo Garcia, Romeu Zema e Claudio Castro — todos os três candidatos à reeleição — e dos prefeitos Ricardo Nunes, Alexandre Kalil e Eduardo Paes.