domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Rosinei Coutinho/STF
Home / JUSTIÇA / As duas propostas de mudanças no STF que Rodrigo Pacheco descarta
sábado 7 de outubro de 2023 às 14:56h

As duas propostas de mudanças no STF que Rodrigo Pacheco descarta

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), buscou tranquilizar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre duas propostas que causam temor na corte.

O senador disse a magistrados de acordo com a coluna de Bela Megale, do O Globo, que é inexistente a possibilidade de ampliar o número de ministros do Supremo, hoje com 11 cadeiras. Pacheco também avisou que a modelo das indicações, que são feitas exclusivamente pelo presidente da República, será mantido.

Como informou a coluna, há entre os magistrados o receio de que congressistas tentem alterar o funcionamento das indicações, incluindo o Legislativo como um dos responsáveis por fazer parte delas.

Na avaliação de Pacheco, essas duas alterações mexeriam com o “conceito do tribunal”. A leitura do presidente do Senado, no entanto, é que o estabelecimento de mandato fixo no Supremo e a limitação das decisões monocráticas não teriam impacto profundo o que é a corte hoje.

Na quinta-feira, Pacheco afirmou ver maioria na Casa favorável à proposta de mandato fixo e à PEC sobre decisões monocráticas. Outras lideranças da Casa, inclusive alinhadas ao governo Lula, classificam as iniciativas do Congresso para limitar os poderes do STF como um “caminho sem volta”.

Veja também

João Leão se pronuncia sobre se licenciar do mandato de deputado

O deputado federal pela Bahia, João Leão (PP), conversou com o amigo de longa data, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!