domingo 22 de dezembro de 2024
Home / DESTAQUE / As contas do PT para a base de apoio na Câmara
quarta-feira 7 de dezembro de 2022 às 12:38h

As contas do PT para a base de apoio na Câmara

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Ao longo desta semana, Lula foi alertado segundo Wilson Lima, do O Antagonista, sobre a dificuldade para compor uma base governista na Câmara dos Deputados. Nos primeiros cálculos de integrantes do partido, mesmo com o apoio de MDB, PSB e de parte da bancada de União Brasil, essa nova base teria, no melhor dos cenários, em torno de 310 parlamentares.

A bancada “puramente” petista terá, em 2023, 139 parlamentares. Estão nessa conta, partidos como o próprio PT, o PCdoB, Psol, PSB, PDT e Avante.

Com a possibilidade de entrega de um ministério ao Republicanos, o PT espera conseguir o apoio de pelo menos 20 parlamentares do partido da Igreja Universal. Os petistas acreditam que conseguirão ainda o endosso de 30 congressistas do União Brasil; no PSD são contabilizados 42 nomes.

Para conseguir apoio dessas siglas, o PT tem prometido pelo menos dois ministérios para União e PSD. O MDB, que reivindica três pastas, terá 42 deputados no ano que vem.

Além desses parlamentares, o PT também conta com pelo menos 40 integrantes da Câmara do PP, principalmente os da região Nordeste. Com isso, o partido teria condições de aprovar até mudanças constitucionais, mas os aliados de Lula têm sido alertados de que esses apoios não serão incondicionais.

Veja também

Com sete leilões no ano, concessões de rodovias tem melhor marca desde 2007

O governo federal realizou na última quinta-feira (19) o último leilão rodoviário de 2024. Com …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!