quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Articulação da BAMIN e IEL-BA iniciará Programa de Qualificação de Fornecedores
terça-feira 4 de julho de 2023 às 10:42h

Articulação da BAMIN e IEL-BA iniciará Programa de Qualificação de Fornecedores

NOTÍCIAS


Iniciativa contemplará mais de 50 fornecedores das cidades no entorno dos projetos integrados da BAMIN no interior da Bahia.

Uma parceria entre a BAMIN e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA), instituição vinculada à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), implementará a qualificação de pequenos e médios fornecedores, com foco principal nas cidades que receberão as obras do primeiro lote da Ferrovia de Integração Oeste- Leste (FIOL 1).

O Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) atuará na melhoria desta rede de negócios, fomentando a economia local e fortalecendo o processo produtivo. Ligando as cidades baianas de Caetité e Ilhéus, a FIOL 1 representará um vetor de desenvolvimento e oportunidades para os negócios no interior da Bahia. Com um total de 537 quilômetros de extensão, passando por 19 municípios, a ferrovia tem previsão de estar concluída e em operação a partir do ano de 2027.

O Lote 1F, por onde começam as obras, possui 127 quilômetros de extensão, ao longo de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. O evento que oficializou o início dos trabalhos aconteceu no dia 3 de julho com a presença de executivos nacionais e globais da BAMIN, e do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, além de autoridades públicas. O objetivo do Programa de Qualificação de Fornecedores é também contribuir com o aumento da competitividade das empresas situadas nos municípios que integram a região de influência dos empreendimentos BAMIN (Porto Sul, FIOL e Mina Pedra de Ferro), a partir da realização de treinamentos e consultorias nas principais áreas de gestão – qualidade, estratégia, marketing e vendas, pessoas, finanças e custos, meio ambiente e saúde e segurança no trabalho. Além disso, o Programa de Qualificação de Fornecedores favorecerá a geração de parcerias comerciais entre as empresas participantes do Programa e a BAMIN, com a realização de Rodadas de Negócios.

O Programa terá duração de cerca de 12 meses e espera beneficiar mais de 50 empresas em quase 30 municípios do estado, tendo como prioridade inicial os pequenos e médios empreendimentos localizados nos municípios do primeiro trecho de construção da ferrovia. Cada empresa participará de mais de 100 horas de orientação voltadas para o desenvolvimento do seu negócio. Os fornecedores serão escolhidos sob a orientação de critérios como tamanho e capacidade de evolução. Eles passarão por avaliações, treinamentos e rodadas de negócios para exercitarem habilidades do mundo dos negócios.

SOBRE A BAMIN A BAMIN

está construindo um novo corredor logístico de integração e de exportação para a mineração e para o agronegócio para o Brasil, investindo R$ 20 bilhões nos projetos que incluem a Mina Pedra de Ferro, em operação na cidade de Caetité, e os projetos de solução logística integrada: Porto Sul, em Ilhéus, e a FIOL 1, que ligará Caetité a Ilhéus, com 537 km de extensão. A previsão é de que a ferrovia e o Porto Sul estejam prontos em 2027.

Veja também

PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 em inquérito sobre tentativa de golpe de estado

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-integrantes de seu governo por …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!