O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem mostrado a seus aliados no Congresso segundo a coluna de Bela Megale, do O Globo, interesse em ver seu nome testado em pesquisas para a Presidência da República.
As falas de Lira nesta direção foram feitas após um levantamento ser publicado neste mês pelo Instituto Paraná Pesquisas. Lira não apareceu entre os nome testados, mas demonstrou a parlamentares o desejo de saber como se sairia.
Os dados mostraram que, se a eleição de 2026 fosse hoje, o presidente Lula (PT) teria 36,6% das intenções de votos e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) seria seu principal adversário, com 12,7% dos votos.
Lira segue na presidência da Câmara até fevereiro de 2025. Há duas semanas, o deputado travou a pauta econômica do governo na Casa, que busca ampliar a arrecadação em mais de R$ 60 bilhões.
Nesta quarta-feira, porém, Lula atendeu ao centrão com a demissão a presidente da Caixa Econômica Federal Rita Serrano e a escolha de Carlos Antônio Vieira Fernandes para o posto.
O nome é indicado por Lira, que articulou diretamente a escolha para o banco. Agora, o presidente da Câmara sinalizou que vai destravar a análise de projetos prioritários para o governo federal, como a taxação de fundos e offshores, aprovado na noite desta quarta-feira na Casa.