quinta-feira 21 de novembro de 2024
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP - AL) — Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Home / DESTAQUE / Arthur Lira vai a partidos e tentará votar reforma nesta terça-feira
domingo 22 de agosto de 2021 às 07:57h

Arthur Lira vai a partidos e tentará votar reforma nesta terça-feira

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), está atuando nos bastidores para aprovar a reforma do Imposto de Renda nesta terça-feira (24). Segundo o jornal Valor, Lira está ligando pessoalmente para os partidos e parlamentares e cobrando apoio, dizendo que a criação do novo Bolsa Família depende da aprovação dessa proposta.

Um dos alvos da pressão é o Republicanos, partido que comanda o Ministério da Cidadania, que lançou o Auxílio Brasil (nome do novo Bolso Família), mas que, na semana passada, fechou questão contra a reforma e ajudou a forçar o adiamento. Lira deve se reunir com o presidente do partido, o deputado Marcos Pereira (SP), na segunda-feira (23) para tentar convencê-lo a mudar de opinião.

Outras siglas que estão contra o parecer do deputado Celso Sabino (PSDB-PA) são o DEM, PSDB, Cidadania, Novo, MDB e PSD. Lira tem, segundo essas fontes, ligado para parlamentares aliados e “usado o peso do governo”, com a liberação de emendas do Orçamento, para persuadi-los a votar a favor do parecer e que divergências sejam resolvidas nos destaques.

Governistas vinham dizendo que a votação ocorreria em duas semanas, a tempo de o Ministério da Economia conseguir convencer as bancadas sobre os números e impacto para as empresas, Estados e municípios, e também para negociar alterações ao parecer. DEM e PSDB, por exemplo, querem criar uma regra de transição para o imposto de 20% sobre dividendos.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, teria reunião com os partidos de oposição na próxima terça, mas cancelou após uma cobrança do presidente da Câmara, que teria dito ao ministro que esse gesto incomodou os governistas. Guedes e os partidos de esquerda estão entre os principais defensores da taxação sobre os lucros distribuídos aos acionistas.

O deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP) afirmou que Lira está realmente empenhado em tentar votar o projeto na semana que vem, mas que não sabe se esse esforço será suficiente. “O que faltou até agora, e que eu acho que continua faltando, é transparência e dedicação do Poder Executivo. Eles [representantes do governo] se reunirem com as bancadas, abrirem os números, demonstrarem claramente o que está sendo feito para todos”, disse.

Veja também

Governo lança programa para aprimorar rodovias federais

A otimização vai atingir contratos de concessões “estressados”, cuja performances são insatisfatórias O Governo Federal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!