Na véspera da reunião marcada com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), esteve nesta terça-feira (8) no Palácio da Alvorada. O político ficou conforme Jussara Soaes e Daniel Gullino, do O Globo, cerca de 30 minutos com o presidente Jair Bolsonaro (PL), que apoiou nas eleições, e saiu sem dar declarações.
A reunião no Alvorada ocorreu horas antes de Lula desembarcar em Brasília. Nesta quarta-feira, o presidente eleito terá uma série de reuniões com chefes de poderes. Além de Lira, o petista tem encontro marcado com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber.
Lira tem sido procurado por integrantes do futuro governo, que buscam apoio para uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que abra espaço no Orçamento para o pagamento de promessas de campanha de Lula, como o Auxílio Brasil de R$ 600 no ano que vem.
A reunião ocorrerá após uma série de troca de farpas entre eles ao longo da campanha e será o primeiro tête-à-tête dos políticos. Lira busca a reeleição na presidência da Câmara e para isso precisa tanto do apoio da base bolsonarista, quanto de deputados de esquerda.
Nesta terça-feira, Lira também se encontrará com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin na Câmara de Deputados. Alckmin também terá reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.