O novo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), prometeu conforme a Folha, em troca de apoio na disputa pela Casa, entregar a relatoria de uma comissão que debaterá as regras das eleições de 2022 à deputada Renata Abreu (SP), presidente do Podemos.
Segundo aliados, Renata prefere substituir o voto proporcional pelo “distritão”, em que são eleitos os mais votados nos estados para o Congresso. A opção tem bastante apoio no centrão.
A parlamentar diz, porém, que respeitará a posição dos pares, atuará para construir acordos e que defende qualquer sistema que aprimore o atual. “Tem um sentimento da casa pelo distritão ou distrital misto, mas não é consenso. Vou construir uma proposta que seja apoiada pela maioria.”
“É aprimorar o sistema eleitoral para que ele seja mais compatível com as mudanças que ocorreram na última legislação eleitoral, como, por exemplo, o fim de coligações. Isso acarretou um aumento relevante no número de candidatos, dificultando o acesso às propostas de cada um”, detalhou a deputada.