Deputados próximos ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), informaram a Tainá Falcão, do canal CNN Brasil, que aguardam, para os próximos dias, a indicação de Carlos Antônio Vieira Fernandes, servidor de carreira da Caixa Econômica Federal (CEF), para presidir o banco no lugar de Rita Serrano.
A sugestão já foi apresentada ao Planalto anteriormente, na expectativa de que o nome fosse chancelado antes da cirurgia de Lula.
Com retorno do presidente às atividades presenciais, nos próximos dias, partidos do centrão esperam que a mudança seja firmada em conjunto com as trocas nas 12 vice-presidências do banco, incluindo a de Habitação, atualmente, sob o comando de Inês Magalhães, o que sofreu resistência do Planalto para ser cedida. Essa vice-presidência é responsável pelo programa Minha Casa, Minha Vida.
A indicação para a Caixa por Lira faz parte do pacote de demandas negociado durante a reforma ministerial e que permitiu a entrada de André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) no governo.
Líderes avaliam que a chegada de Fufuca e Costa Filho melhora o humor das bancadas, o que deve ser refletido em votações caras ao governo, como o PL das offshores.
A Funasa é outro ponto de disputa de partidos do centrão. Inicialmente prometida ao Republicanos, a Fundação Nacional de Saúde é cobiçada pelo União Brasil, PP e PSD.
A indicação do comando da Funasa, porém, só deverá ser feita no final do ano, durante uma segunda reforma ministerial, quando partidos recém-egressos no governo podem cobrar por mais espaço na Esplanada.