O ator e fisioculturista Arnold Schwarzenegger, 76 anos, contou ao podcast Arnold’s Pump Club que passou por uma cirurgia para colocar um marca-passo.
Na entrevista, ele brincou e disse que fez o procedimento para se tornar ainda mais máquina, fazendo uma referência ao seu personagem em “O Exterminador do Futuro”. O astro nasceu com uma anormalidade na válvula aórtica bicúspide e já passou por três cirurgias para substituir a válvula do coração.
O que é válvula aórtica bicúspide?
De acordo com o médico cardiologista e professor de cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Alan Max, a válvula aórtica bicúspide é a anormalidade mais comum congênita cardíaca. “A válvula aórtica regula a saída de sangue do coração para todo o corpo, normalmente essa válvula é composta por três partes que se abrem para o sangue sair do coração e se fecham para não deixar o sangue retornar para o coração. Quando o paciente tem a válvula aórtica bicúspide, sua válvula tem apenas duas partes. Por causa deste problema essas válvulas podem sofrer uma sobrecarga ao longo dos anos e acabar necessitando de ser trocada em alguma fase da vida”, explica o médico.
Um questionamento comum que pode surgir neste caso do fisioculturista é como ele conseguia praticar atividade física de alta intensidade mesmo com esse problema na válvula do coração?
Segundo o cardiologista, a válvula bicúspide normalmente funciona bem e os pacientes não sentem nada, inclusive conseguem praticar atividade física sem problema. Ao longo dos anos essa válvula vai se desgastando e passa a não funcionar normalmente e, nessa fase, ela começa a dar sinais de que precisa ser trocada.
Quais os principais sintomas?
Quando a válvula já está desgastada e não funciona mais, ela pode causar falta de ar, dor no peito, desmaios e, normalmente, ela precisa ser trocada cirurgicamente.
Qual a relação entre a válvula aórtica bicúspide e o marca-passo?
O professor de cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, explica que durante os procedimentos de troca da válvula pode haver alterações no sistema de condução cardíaco. O que pode fazer com que o coração passe a bater muito devagar e não consiga bombear sangue para o corpo. Neste caso, a indicação é de implante do marca-passo que não deixa que a frequência cardíaca fique baixa, mantendo o fluxo adequado de sangue para todo corpo.