domingo 22 de dezembro de 2024
Home / DESTAQUE / Argentina realiza eleições e população vai às urnas neste domingo
domingo 11 de agosto de 2019 às 10:51h

Argentina realiza eleições e população vai às urnas neste domingo

DESTAQUE, POLÍTICA


Cerca de 34 milhões de argentinos estão habilitados para votarem nas 185 mil urnas distribuídas pelo país, em mais de 14 mil colégios.

Acontece neste domingo (11) as Eleições Primárias, Abertas, Simultâneas e Obrigatórias (Paso) na Argentina. A votação serve para definir os partidos e candidatos habilitados a participar das eleições gerais, dia 27 de outubro.

Resultado de imagem para Argentina  eleições

Apesar de a disputa à presidência ter dez concorrentes, as atenções estão voltadas para o atual presidente, Mauricio Macri, e a ex-presidente Cristina Kirchner, que desta vez concorrerá como vice de Alberto Fernández. As sondagens mostram uma forte polarização e uma leve vantagem da fórmula de Alberto Fernández e Cristina Kirchner.

Em curso desde as 8h, as eleições Paso servem apenas como uma pesquisa nacional, mas são obrigatórias para todos os argentinos entre 18 e 70 anos que estão registrados no sistema eleitoral. A participação é optativa apenas para os jovens de 16 e 17 anos e para os maiores de 70 anos.

As eleições são consideradas “abertas” por não exigirem afiliação partidária e terem a participação de todos os cidadãos. São “simultâneas” porque se realizam no mesmo dia em todo o país.

Cerca de 34 milhões de argentinos estão habilitados para votarem nas 185 mil urnas distribuídas pelo país, em mais de 14 mil colégios.

Além de definirem quem serão os candidatos a presidente e vice-presidente, as eleições Paso definem os candidatos para renovar um terço dos senadores (24 cadeiras) e a metade dos deputados (130 cadeiras).

Esse tipo de votação – Paso – é realizado sempre no segundo domingo de agosto e funciona como um filtro, pois elimina as candidaturas que não alcancem o piso de 1,5% dos votos.

As eleições gerais ocorrerão em 27 de outubro. Um eventual segundo turno está marcado para 24 de novembro. O novo governo assumirá em 10 de dezembro.

Veja também

Pacote Fiscal: veja o que o Congresso manteve ou alterou nas medidas do governo

Após uma rodada de votações na Câmara dos Deputados, o Senado concluiu na sexta-feira, 20, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!