O instituto de pesquisa eleitoral brasileiro AtlasIntel, um dos que melhor previu o resultado do primeiro turno das eleições da Argentina, no último dia 22 de outubro, acabou de publicar seu primeiro estudo do segundo turno, nesta sexta-feira (3).
O libertário Javier Milei (à esquerda na foto) lidera a pesquisa frente ao ministro da Economia, o peronista Sergio Massa. As informações são de Caio Mattos, do O Antagonista.
Milei tem 48,5% das intenções de voto, contra 44,7% de Massa. Indecisos são 2,5%. Brancos e nulos são pouco menos de 4,5%.
Em votos válidos, ou seja, excluídos indecisos, brancos e nulos, o libertário tem 52% e o peronista 48%.
A AtlasIntel perguntou aos seus entrevistados a confiança que eles têm em cada um dos dois candidatos sobre a capacidade para lidar com nove problemas diferentes. Esses incluem controle da inflação, redução da pobreza e combate à corrupção, dentre outros.
Milei é visto com mais confiança pelos eleitores em quase todos os nove temas, exceto defesa das instituições democráticas e defesa dos direitos humanos.
O libertário tem nove pontos de vantagem de confiança do eleitorado sobre o controle da inflação e sete pontos sobre o desenvolvimento da economia e a geração de empregos. A diferença é ainda maior em temas de segurança pública e de combate à corrupção, respectivamente, 14 e 18 pontos.
No primeiro turno, realizado em 22 de outubro, a AtlasIntel foi o que melhor apontou a diferença de Massa para Milei.
O ministro da Economia liderou com 36% dos votos. O libertário Javier Milei, que o enfrenta nesta segunda etapa, em 19 de novembro, teve 30% dos votos. Foi uma diferença de seis pontos percentuais a favor do peronista.
A AtlasIntel previu uma liderança de Massa por cinco pontos sobre o libertário Javier Milei, embora visse também uma disputa mais acirrada pelo segundo lugar — a então candidata do ex-presidente Mauricio Macri, Patricia Bullrich, teve uma performance abaixo do esperado e obteve apenas 24% dos votos.