A temperatura está alta no Palácio do Planalto.
Segundo o jornal O Globo, o estopim para as chamas foi uma nota publicada ontem pela colunista Bela Megale, relatando que Ricardo Salles estava esticando a corda com a ala militar do governo. O ministro do Meio Ambiente partiu para cima do ministro Luiz Eduardo Ramos como quase nunca se viu neste governo — equipara-se às estocadas públicas entre Paulo Guedes e Rogério Marinho.
Além do tuíte, que foi largamente replicado pelos bolsonaristas raiz (incluindo Eduardo Bolsonaro), em que Salles chama Ramos de #maria fofoca, o ministro do Meio Ambiente publicou um tuíte com uma imagem do personagem de desenho animado Banana de Pijama. Ramos, gemneral de Exército, foi para a reserva há poucos meses. Depois, Salles apagou o post.
Salles e Ramos tiveram uma conversa dura pelo telefone ontem à noite.
Eis o post de Salles em que ele confronta diretamente Ramos:
“@MinLuizRamos não estiquei a corda com ninguém. Tenho enorme respeito e apreço pela instituição militar. Atuo da forma que entendo correto. Chega dessa postura de #mariafofoca”.
O apelido #maria fofoca é também já foi usada no Palácio do Planalto pelo chefe da Secom, Fábio Wajngarten, para referir-se a Ramos — a relação entre os dois é também ruim. Wajngarten já foi subordinado de Ramos e tem boa relação com Ricardo Salles.
Jair Bolsonaro vai arbitrar a briga entre seus dois subordinados hoje.