sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Assessoria
Home / POLÍTICA / Aprovar Previdência Justa é deixar para trás privilégios e discurso de campanha
sábado 6 de julho de 2019 às 10:22h

Aprovar Previdência Justa é deixar para trás privilégios e discurso de campanha

POLÍTICA


Após a aprovação do texto básico da Previdência Justa, o líder Elmar Nascimento (Democratas) afirmou que “é responsabilidade da Câmara aprovar a reforma, deixando para trás os privilégios e o discurso de campanha”. “Tratou-se, aqui, com a aprovação, da vida e do futuro dos brasileiros. O Democratas sabe de sua responsabilidade com o país, sempre defendendo a reforma e o ajuste das contas públicas”, disse.

O parecer para a matéria foi apresentado durante a madrugada desta quinta e mantém as diretrizes da proposta original do governo Jair Bolsonaro para a reforma da Previdência. Foram votos 36 favoráveis e 13 contrários. Os destaques ao texto estão sendo analisados neste momento pelos deputados da comissão especial.

O texto do relator prevê idade mínima de 55 anos, 30 anos de contribuição e 25 anos na atividade para ambos os sexos, além de pensão equivalente ao último salário. Policiais federais e policiais rodoviários federais pedem condições mais favoráveis. Hoje não há idade mínima, mas é necessário tempo de contribuição (30 anos se homem, 25 se mulher) e na atividade (20 e 15).

Como regra transitória para todos os trabalhadores, a proposta em discussão na comissão prevê idade mínima de 65 anos se homem e 62 se mulher, com tempo de contribuição de pelo menos 20 e 15 anos, respectivamente. No caso dos servidores públicos da União, o tempo de contribuição previsto é maior, de 25 anos, e cumulativamente pelo menos 10 anos no serviço público e 5 no cargo para ambos os sexos.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!