No momento em que Salvador se prepara para sediar a Convenção das Organizações das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), entre os dias 19 e 23 de agosto, é aprovado por unanimidade na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 58/16, do vereador Sabá (PV), que obriga as concessionárias de veículos a plantarem árvores.
“O objetivo do PL é conscientizar a população e a iniciativa privada sobre os impactos ambientais negativos gerados pela emissão indiscriminada de dióxido de carbono (CO²) na atmosfera”, afirma o parlamentar.
De acordo com o documento, já que veículos automotores e motocicletas são fontes emissoras de dióxido de carbono (CO2), para cada cinco carros novos e motocicletas vendidos a concessionária deve plantar uma árvore, contribuindo para a formação de contínuos florestais entre as unidades de conservação, compensando assim a emissão dos gases (CO2) que contribuem para o efeito estufa.
O plantio poderá ser executado pela própria concessionária ou através de cooperativas, organizações não governamentais ou empresas privadas habilitadas na área ambiental, ou ainda, através de parcerias com cursos acadêmicos relacionados à área ambiental, sendo o trâmite junto à Secretaria Cidade Sustentável.
O PL propõe ainda que as árvores sejam plantadas em área de preservação permanente, reservas florestais, parques e jardins, corredores ecológicos, assim como outros ambientes ecologicamente apropriados ao plantio, dentro de Salvador.
Segundo o edil, a preocupação com o meio ambiente deve estar na pauta de todos. “É dever de todos nós pensar sobre os efeitos poluentes que a cidade está exposta com a quantidade de veículos transitando todos os dias. Se faz necessário compensar essa agressão de alguma maneira e nada melhor que plantando árvores, pois diminuem os efeitos nocivos dos gases poluentes”, concluiu.