Foi aprovado na última terça-feira (18), por unanimidade, na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, parecer da deputada Lídice da Mata (PSB-BA) como relatora do Projeto de Lei – PL nº 943, de 2019, do deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), que reconhece as Festas Juninas como manifestação da cultura nacional.
Em seu relatório, Lídice destacou a importância dos festejos juninos principalmente para a região Nordeste e exemplificou como esta tradição cultural oferece oportunidades de desenvolvimento social e econômico para a população.
“Durante o São João, o Brasil encontra suas raízes mais caras e profundas, quando sua gente faz transbordar o que há de mais bonito e alegre em suas almas. É quando o Brasil fica um pouco mais brasileiro. E, do ponto de vista econômico, este é um dos eventos que mais movimenta a economia do Nordeste, contribuindo para a geração de emprego e renda e, em consequência, propiciando maior inclusão social”, afirma a parlamentar baiana.
Lídice lembra que, em 2014, quando senadora, recomendou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) proposta de reconhecimento da Festa de São João como Patrimônio Cultural brasileiro.
Já o autor do projeto justificou a iniciativa explicando que “a grandiosidade, magnitude, diversidade e peculiaridade das festas juninas no País as consagram como uma manifestação cultural nacional extremamente rica, tendo enorme potencial para se transformar e um produto turístico nivelado ao nosso carnaval”.
Parabens para a deputada lidice da Mata. Agora o que precisamos fazer e regulamentar as contrstacoes dos artistas que tocam e canta forro e conserva o sao sao joao como fonte de renda turistica. O que nao acontece hoje. O sao joao hoje so tem fank. Breganejo. Gospel menos forro. Vamos modificar a lei. Da contrstacao dos artistas? Para preservar as festas juninas.