sábado 22 de fevereiro de 2025
Lula faz reunião ministerial — Foto: Presidência da República
Home / NOTÍCIAS / Aprovação do presidente Lula cai ao menor nível do terceiro mandato
quarta-feira 19 de fevereiro de 2025 às 11:31h

Aprovação do presidente Lula cai ao menor nível do terceiro mandato

NOTÍCIAS


 Pesquisas aponta que 45% dos entrevistados acham governo ‘ruim’ ou péssimo’, enquanto 28% consideram ‘bom’ ou ‘ótimo’

Dois anos após seu retorno ao Palácio do Planalto, o presidente Lula da Silva (PT) amarga a pior avaliação popular desde o início do novo mandato. Segundo levantamento publicado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quarta-feira (19) a aprovação ao governo do petista caiu a 42% do eleitorado, enquanto a rejeição chegou a 55% dos brasileiros.

De acordo com a pesquisa, a parcela da população que considera o governo Lula “bom” ou “ótimo” corresponde a 28,8%, ao passo que 45% avaliam a gestão como “ruim” ou “péssima” e outros 25% percebem a administração federal como “regular”.

O governo petista iniciou o ano de 2024, o segundo do atual mandato, com aprovação e rejeição empatadas em 48% e 47,8%, respectivamente. Desde então, a avaliação de Lula oscilou neste patamar até novembro passado, quando a desaprovação ao presidente chegou à maioria dos entrevistados, batendo a marca de 51%.

Nordestinos, idosos e menos escolarizados: onde Lula mantém o favoritismo
No recorte geográfico, apenas no Nordeste a aprovação de Lula supera a rejeição, com 51% dos entrevistados dizendo avaliar bem o governo. O pior cenário para o petista ocorre no Sul, onde 64,8% dizem reprovar sua gestão.

Já na segmentação por idade, o presidente é avaliado pela maioria (51,9%) na parcela acima dos 60 anos de idade. Nas demais faixas etárias, a popularidade é baixa, chegando a 62% de rejeição entre eleitores de 25 a 34 anos.

A estratificação por nível de educação formal, por sua vez, indica que o governo federal ainda mantém a aprovação da maioria dos que estudaram até o ensino fundamental (51%), ao passo que 62,7% dos eleitores com grau superior rejeitam Lula.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 2.010 eleitores em 162 municípios, distribuídos pelos 26 estados e pelo Distrito Federal, entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2025. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,2 pontos percentuais (pp) para mais ou para menos.

Veja também

Ameaça de Moraes a Cid abre brecha para contestar delação que implicou Bolsonaro

A conduta do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de dizer ao …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!